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19/02/2021

Dia do Esportista alerta para a importância de aliar atividade física regular com alimentação saudável

A prática de qualquer esporte é um importante meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável. Para incentivar, conscientizar e homenagear a atividade desportiva no Brasil foi instituído o Dia do Esportista, lembrado nesta sexta-feira (19).

Dia do Esportista alerta para a importância de aliar atividade física regular com alimentação saudável“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”, completa. 

A OMS recomenda que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. 

A data também lembra o que especialistas em saúde sempre recomendam, ou seja, uma dieta saudável, aliada à atividade física regular, é a receita perfeita para uma boa qualidade de vida.

Dia do Esportista alerta para a importância de aliar atividade física regular com alimentação saudávelA nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, listou algumas dicas para que todas as pessoas, incluindo aquelas que não são adeptas, mas querem dar início à prática de algum esporte (vale começar a caminhar), mantenham uma alimentação equilibrada e, assim, tenham mais motivação no dia a dia.

1 – Hidratação
Quem pratica esportes ou quer começar deve se atentar para a hidratação constante. A recomendação é ingerir 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.

2 – Refeições coloridas
Quanto mais colorida a refeição, melhor. As vitaminas, nutrientes e minerais contidos nos alimentos estão diretamente relacionadas com as cores. Exemplos: alimentos verdes escuros, como agrião, couve, brócolis e espinafre possuem antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro. Os alaranjados, como cenoura, manga, abóbora, são fontes de carotenóides, importantes para a imunidade, saúde da pele, cabelos e olhos. Os roxos, como uva e beterraba, são ricos em resveratrol e antocianinas, antioxidantes que combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

3 – Experimentar novos alimentos
Experimentar um alimento que nunca provou pode ser um desafio, por isso, vale mudar a preparação, por exemplo, acrescentar em sucos e vitaminas. 

4 – Consumir frutas
As frutas são fontes de energia e ajudam a reforçar o sistema imunológico. Porções diárias de frutas também aumentam o consumo de vitaminas. Mamão e manga, por exemplo, são fontes de vitamina A. 

5 – Evitar doces e frituras
Alimentos ricos em açúcar e gordura saturada contribuem para o surgimento de diversas enfermidades, como o diabetes e doenças cardiovasculares, além da obesidade.

“O equilíbrio e a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras boas ao longo do dia, garantem a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para ao bom funcionamento do corpo e ajudam na disposição na hora de praticar exercícios físicos”, completa a nutricionista.

Além de contribuir para o fortalecimento muscular, a prática do esporte ajuda no trabalho em equipe, na concentração e paciência, vantagens que garantem a saúde física e mental do indivíduo. 

Movimente Fort
A rede Fort Atacadista tem se atentado muito para a questão de oferecer produtos saudáveis em suas lojas, bem como a prática regular de atividade física para clientes e colaboradores. 

No último ano, em função da pandemia, muitas pessoas começaram a praticar exercícios em casa e algumas atividades do cotidiano precisaram ser adaptadas, respeitando o isolamento social. Dessa forma, desde abril de 2020, o Fort tem oferecido aulas on-line do projeto Movimente Fort, antes apenas presencial em uma unidade da rede em Santa Catarina. 

As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h (horário de MS), nas redes sociais do Fort: Facebook/fortatacadista e @fortatacadista (Instagram).

Em Campo Grande, as sete lojas do Fort Atacadista funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Fonte: A Crítica

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