• Apresentação

Este hotsite é a continuidade da publicação histórica denominada Memória Sindical. Este espaço, que terá atualização constante, será exclusivo para postagens históricas do nosso sindicato, incluindo-se fotos, depoimentos, publicações e documentos.

• 1979

No ano de 1979 foi criada a Lei de criação do Código Tributário de Mato Grosso do Sul, com a publicação do Decreto-Lei nº 66 de 27/04/1979, que determinou a republicação do Código Tributário do Estado; sua regulamentação e revisão das tabelas relativas as taxas estaduais e outras providências.

• 1980

No ano de 1980 foi fundada a AEMS - Associação dos Exatores de Mato Grosso do Sul, inicialmente com cerca de 29 membros.

• 1981

Em 1981 foi criada a Associação dos Agentes de Fiscalização Tributária do Mato Grosso do Sul - AAFISTRISUL, com a colaboração de alguns poucos Agentes de Fiscalização Tributária que tiravam dinheiro do próprio bolso para manter a entidade.

• 1984

Em 1984, a junção da Associação dos Agentes de Fiscalização Tributária do Mato Grosso do Sul - AAFISTRISUL com a Associação dos Exatores de Mato Grosso do Sul - AEMS deu origem à Associação dos Agentes Tributários Estaduais - AATE, que teve como primeiro presidente Robercy Victório da Silva, que se manteve à frente da entidade por três gestões, no período de 1984 a 1988.

• 1988

Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a nova Constituição Federal. Em seu artigo 8º foi permitida a sindicalização dos servidores públicos, conforme íntegra a seguir:

• 1989

No dia 30 de setembro de 1989, a Associação dos Agentes Tributários Estaduais - AATE se transformou oficialmente em sindicato, em Assembleia Geral realizada na Câmara Municipal de Campo Grande. Além da deliberação para a criação do Sindate foi escolhida a composição da nova Diretoria Executiva.

• 1991

Amarildo Valdo da Cruz nasceu em Presidente Epitácio (SP) e ingressou na carreira do Fisco aos 18 anos, tendo sido aprovado no concurso público da Secretaria de Estado de Fazenda no ano de 1981. Foi o quarto presidente do sindicato, mas foi o primeiro eleito.

• 1993

Rosevelt Paes de Campos nasceu na cidade de Cáceres (MT) e ingressou na carreira do Fisco no concurso público de 1985. Após oito meses de mandato como diretor-presidente, Rosevelt faleceu, em agosto de 1993, em acidente de carro próximo a Dourados, durante uma viagem para participar de reuniões nas delegacias sindicais do interior. Após sua morte, assumiu a presidência Ebenezer Ximenes de Mello.

• 1995

José Carlos Gomide de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro e veio a Campo Grande no ano 1985, onde prestou o concurso da Secretaria de Fazenda, sendo aprovado e nomeado para o cargo de Agente Tributário Estadual.

• 1997

Antonio Augusto de Assis Berriel Junior nasceu em Araçatuba (SP). Ainda muito jovem foi para a cidade de Marília, onde se formou em Direito. Às vésperas de sua formatura veio para Campo Grande, no ano de 1984, quando prestou concurso para a Secretaria de Estado Fazenda, sendo aprovado e nomeado para o cargo de Agente Tributário Estadual no dia 3 de março de 1986.

• 1999

Fátima Doracy Ferreira Prado é natural de Ponta Porã (MS) e ingressou na carreira do Fisco em julho de 1985, juntamente com mais 132 colegas da primeira turma de concursados para o cargo de Agente Tributário Estadual.

• 2001

Paulo Sérgio Monteiro Ferreira nasceu em Campo Grande e no dia 13 de julho de 1987, data em que completou seus 21 anos, foi nomeado para o cargo  de Agente Tributário Estadual.

• 2003

Farney Fanio Machado Frete é natural de Presidente Epitácio (SP). Aos 18 anos ingressou na carreira do Fisco, no ano de 1981, sendo aprovado no c da SEFAZ para o cargo de Agente de Fiscalização Tributária - AFTE.

• 2004

Assembleia Geral realizada no dia 7.7.2004 na Câmara Municipal de Campo Grande

• 2005

Washington Ferreira de Moraes nasceu em São Paulo, Capital. Ingressou na carreira do Fisco aos 18 anos, quando foi nomeado para o cargo de Agente Tributário Estadual em agosto de 1985.

• 2008

Nesta eleição as candidaturas foram de forma individualizadas. Somente para o cargo de Diretor-Administrativo e Financeiro teve concorrente a vaga.

• 2011

Nesta eleição, Washington Ferreira de Moraes foi candidato único.

• 2013

Nascido em Campo Grande, Marco Aurélio Cavalheiro Garcia entrou no serviço público federal em 1980. Prestou concurso em 1985 para Agente Tributário Estadual, quando estava cedido pelo IBGE para a Prefeitura de Ponta Porã, onde ficou até tomar posse na Sefaz, na região de Ponta Porã, que abrangia do município de Caracol até Coronel Sapucaia. As condições de trabalho eram, na maioria das unidades da regional, muito precárias.

• Publicações

Matérias publicadas no Jornal Correio do Estado sobre a categoria e de interesse do Fisco.