Superando as expectativas, o 1º Seminário de Participação Política organizado pela Diretoria Executiva do Sindate contou com a presença de filiados de todo o Estado. O evento aconteceu na segunda-feira (16.06) no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande.
Com uma proposta inovadora, o objetivo do evento foi conscientizar os sindicalizados sobre a importância do fortalecimento da representatividade política da categoria, incentivando-os a participar mais ativamente no processo eleitoral, elegendo pessoas comprometidas com as causas de interesse do Grupo Fisco.
Durante o seminário foram ministradas palestras pelo deputado federal João Dado (SDD/SP) e pelo presidente da Fenafisco Manoel Isidro dos Santos Neto.
Segundo o deputado federal João Dado, muitas votações no Congresso Nacional têm cunho eminentemente político, e não técnico. “Isso provoca grande malefício para o fisco”, disse ele, ao destacar a necessidade da ampliação da representação política. “Trata-se de objetivo a ser buscado com a máxima urgência”, ressaltou.
Já para o presidente da Fenafisco Manoel Isidro, a participação política é uma das ferramentas para que os objetivos do fisco sejam alcançados. “Hoje, o maior deles é a Lei Orgânica do Fisco Nacional, imprescindível para que possamos fortalecer a administração tributária, construindo-a aos moldes do Ministério Público, com autonomia financeira, administrativa e funcional”, explicou.
Por sua vez, o diretor-presidente do Sindate Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, destacou que não apenas o fisco, mas todos os setores da sociedade necessitam de representação política. “Existe ainda resistência por parte de alguns segmentos do funcionalismo público, o que é natural, mas temos que quebrar esse paradigma e envolver a todos nessa discussão”, argumentou.
Para o diretor-secretário e de Comunicação Francisco Carlos de Assis, o evento destaca a importância da criação da Comissão de Participação Política no Sindate. “Por meio da comissão será fomentada a participação da categoria de maneira a oportunizar discussões sobre o tema de uma forma mais ampla e transparente, dentro de uma proposta a ser implantada que nos possibilite estabelecer o comprometimento dos representantes eleitos com as questões de interesse da categoria do Fisco”, destacou.
O evento contou ainda com a presença do deputado federal Akira Otsubo (PMDB), deputado estadual Amarildo Cruz (PT), do prefeito de Batayporã Alberto Luiz Sãovesso (PSDB) e dos vereadores Averaldo Barbosa da Costa (PPS) de Costa Rica e Carlos Alberto Machado (PT) de Corumbá.