A Secretaria da Receita Federal informou que 771.801 declarações já estão retidas na malha fina do Imposto de Renda 2016 devido a inconsistências das informações dadas pelos contribuintes nas declarações .
A Receita Federal recebeu 29.542.894 declarações do IR 2016. Deste modo, a quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal corresponde a 2,61% do total de declarações enviadas neste ano, explicou o Fisco.
Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode verificar se está no sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda - cujas consultas já foram abertas pela Receita Federal e podem ser feitas nessa página:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp
Se o contribuinte não aparecer nesse lote de restituições do IR, nem apareceu nos anteriores, está automaticamente na malha fina do leão, ou seja, teve sua declaração retida para verificação por parte da Receita Federal por conta de inconsistências ou omissões.
Consulta
A Receita Federal abriu na manhã desta quinta a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2016. No total, 1.613.183 contribuintes estão incluídos. Esse lote multiexercício contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2015.
Fonte: G1