Alerta de tempestade prevê granizo e ventos de até 60 km/h no sul de MS

Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia aponta risco de chuva intensa entre terça e quarta-feira

Essa página teve 79 visualizações


14/04/2026 - 13:03

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 16 cidades do sul de Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade, com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. O aviso começa ao meio-dia desta terça-feira (14) e segue até as 23h59 de quarta-feira (15).

Conforme a meteorologia, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos intensos que variam entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Apesar disso, o risco de danos mais graves, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos, é considerado baixo.

As cidades sob alerta são Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru. Em Campo Grande, não há alerta de tempestade. A previsão é de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas e temperatura máxima de 31°C.
 
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
 
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a instabilidade deve continuar entre quarta-feira (15) e quinta-feira (16). A previsão indica períodos de sol com variação de nebulosidade, além de aumento de nuvens e ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
 
As condições são influenciadas pela formação de um centro de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, aliado ao transporte de calor e umidade e ao deslocamento de cavados, o que favorece a formação de instabilidades no Estado.
 
São esperados acumulados significativos de chuva, acima de 30 mm em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul. Já na região nordeste, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas que podem chegar entre 34°C e 36°C.
 

Fonte: Campo Grande News
Foto: Wilmar Carrilho

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sancionada lei que reforça incentivos fiscais à reciclagem

Benefício fiscal alcança empresas de coleta, reciclagem e organizações de catadores de lixo

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 415 mil contribuintes receberão R$ 592 milhões

Consumo em supermercados cresce 1,92% no primeiro trimestre

Páscoa e entrada de recursos na economia estimularam compras em março




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---