Depois de crescer por três meses consecutivos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 0,9 ponto em abril, para 53,1 pontos, na comparação com março.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que fez pesquisa entre 3 e 17 deste mês com 2.952 empresas de todo o país.
"Apesar da queda, o índice manteve-se acima da linha divisória de 50 pontos, o que significa dizer que os empresários permanecem confiantes. Na comparação com abril de 2016, a melhora da confiança é significativa: um aumento de 16,3 pontos", acrescentou a entidade.
Pela metodologia adotada, o índice de expectativas varia no intervalo zero a 100 pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário e vice-versa. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança, informou a CNI.
A entidade explicou que a piora do ICEI, em abril, deve-se, principalmente, a uma acomodação das expectativas dos empresários para os próximos meses, cujo índice recuou 1,4 ponto, de 58 para 56,6 pontos.
"Apesar da queda, o índice permanece acima dos 50 pontos, o que indica que as perspectivas seguem positivas – ainda que o otimismo seja mais moderado do que o registrado em março", informou a Confederação Nacional da Indústria.
Ao mesmo tempo, o índice de condições atuais da economia, por sua vez, mostrou pequena variação: queda de 0,3 ponto em abril, para 46 pontos. Com isso, o índice mantém-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que significa dizer que o empresário ainda percebe piora em suas condições correntes de negócio.
Fonte: G1