O Agente Tributário Estadual e artista plástico Wilmar Carrilho, inspirado na história de lutas do Sindate, criou o quadro “Caixas das Ideias”.
Wilmar, que também é membro da Comissão de Cultura do Sindate, conhece de perto a trajetória de conquistas do sindicato e viu na arte uma maneira de expressar toda essa grandeza ao longo desses 25 anos da atuação do Sindate.
“Por meio desse quadro quis retratar as relações e as reações humanas nos anos de luta do nosso Sindate, as quais sempre acompanhei, vivi e senti bem de perto”, ressaltou.
O artista explica em detalhes como foi a concepção e o desenvolvimento da tela. “As ideias não muito ordenadas ou tidas como absurdas, à primeira vista, com a força do diálogo e do convencimento, são aceitas tanto quanto aquelas que são vistas como claras e “certinhas”, aprimorando-se, ambas se encaixando, assim como em um quebra-cabeças, atingindo os objetivos comuns”, explicou.
“Num cenário de política que, como dizia Ulisses Guimarães, “a política é como uma nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, mesmo que a situação esteja “cinza”, “nublada”, sempre haverá um sol para fazê-la brilhar de novo. As ideias se unem, proporcionando tristezas momentâneas, alegrias duradouras, derrotas aceitáveis e vitórias incontestáveis, próprias da fragilidade das relações humanas”, finalizou o artista e poeta.