AstraZeneca: vacina tem eficácia de 79% e não provoca risco de coágulos



Essa página teve 156 visualizações


22/03/2021 - 08:51

AstraZeneca: vacina tem eficácia de 79% e não provoca risco de coágulos

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca tem eficácia de 79% para prevenir casos sintomáticos da doença e não aumenta o risco de coágulos sanguíneos, anunciou a empresa farmacêutica hoje, após testes de eficiência de fase 3 nos Estados Unidos, Chile e Peru.

O imunizante se mostrou seguro e 100% eficaz contra casos graves da doença, que precisam de internação de pacientes. A vacina também foi efetiva em 80% em pessoas com mais de 85 anos, afirmou o laboratório. Os resultados foram divulgados pela empresa após testes com 32 mil voluntários em diferentes faixas etárias.

Vários países suspenderam a administração do fármaco em pessoas idosas devido à falta de dados entre os participantes de idade avançada em testes anteriores. Nações europeias também suspenderam a aplicação da vacina após reações como dificuldade de coagulação ou formação de coágulos. Na quinta-feira (18), a Agência Europeia de Medicamentos liberou o uso do imunizante, garantindo se tratar de um produto seguro e eficaz. Apesar disso, a agência indicou que não conseguiu concluir ainda se existe ou não um elo entre o imunizante e os casos de trombose, identificados em algumas pessoas vacinadas. A sugestão da agência é de que haja uma mensagem de alerta sobre tal risco. Insistiu, no entanto, que isso não deve servir para interromper a vacinação. Muitos países europeus voltaram a usar o fármaco depois da decisão da agência. Ao mesmo tempo, líderes de algumas nações também estão tomando a vacina para aumentar a confiança da população — caso do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que recebeu a primeira dose na semana passada.

Com os novos dados, a farmacêutica disse estar se preparando para enviar os dados para a FDA, agência que regulamenta uso de medicamentos nos Estados Unidos, e deve solicitar autorização para uso emergencial. No dia 12 de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu o registro definitivo à vacina. O registro é a autorização para que o imunizante seja utilizado de forma permanente e em toda a população brasileira.

Foto: Miguel Riopa/AFP Fonte: Viva Bem com informações da AFP e Reuters.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Faltando 1 mês, 395 mil ainda não declararam Imposto de Renda em MS

Receita Federal espera receber 650 mil documentos até 29 de maio no Estado

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande

Análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---