O Agente Tributário Estadual e vice-diretor do Departamento de Esportes do Sindate Milton Gonçalves Pessoa foi um dos premiados no 1º Desafio nas Trilhas de Rochedinho, que aconteceu no dia 19 de outubro passado. O evento reuniu mais de 360 competidores.
Milton recebeu o prêmio de 1º colocado na categoria com participantes da faixa etária de 50 a 54 anos. Mesmo sendo um assíduo adepto do esporte, o atleta começou a se dedicar ao ciclismo há dois anos, após sofrer uma lesão decorrente de uma corrida de rua.
“Após ficar lesionado encontrei no ciclismo uma alternativa para dar continuidade ao esporte por ser uma modalidade de menos impacto. Tenho uma frequência de treinos de três vezes na semana”, contou.
Além da importância da atividade física, Milton associa o esporte à qualidade de vida. “O esporte devolve o ânimo e melhora a disposição. Dentre os benefícios, quem pratica o esporte tende a ter o paladar mais aguçado e um sono mais tranquilo. A atividade física nos remete a uma vida mais saudável e ativa, espero que meu exemplo sirva de incentivo para que os colegas pratiquem mais o esporte, principalmente para uma vida melhor na aposentadoria”, enfatizou Milton.
Aventura sobre duas rodas – O 1º Desafio nas Trilhas de Rochedinho é uma prova desportiva na modalidade mountain bike maratona (longa distância), com um estilo off-road (estradas de terra e trilhas em matas) que teve sua ideia inicial entre os esportistas integrantes do Atitude Aventuras & Desafios de Campo Grande.
A intenção do evento é integrar e interagir os adeptos e praticantes da modalidade, juntamente com grupos de pedal, academias e simpatizantes por aventuras em uma prova que venha trazer para Mato Grosso do Sul a prática de um esporte que já é apreciado por todas as faixas etárias e sociais ressaltando a busca de qualidade de vida.
O desafio ocorreu no sistema maratona (mountain bike de longa distância). Os circuitos aconteceram PRÓ (80 km) e SPORT (35 km), com as largadas feitas separadamente, conforme programação da prova.
O roteiro de prova passou por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas naturais, riachos, propriedades particulares e estradas em áreas urbanas, exigindo total atenção dos atletas, prevalecendo às leis de trânsito quando em vias públicas e o uso do bom senso para o bom andamento da prova.
Foto: Roberto Oshiro Junior