Atividade econômica cresce no começo de 2014




14/03/2014 - 00:00

A economia brasileira começou 2014 ganhando tração pela métrica do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que subiu 1,26% em janeiro, na comparação com um mês antes, na série com ajuste sazonal. O BC revisou o dado de dezembro de 2013, de queda de 1,35% para retração de 1,40% ante novembro, no dado dessazonalizado.

A variação mensal ficou acima da projeção média feita pelas 19 consultorias e instituições consultadas pelo Valor Data. A média dos prognósticos sugeria avanço de 1% em janeiro, perante o mês anterior. O intervalo de projeções variava entre alta de 0,4% e de 1,8%.

Sobre janeiro do ano passado, o IBC-Br aponta alta de 0,93% na série sem ajuste (alta de 1,01% com ajuste). Em 12 meses, o avanço é de 2,29% (ou 2,47% com ajuste).

Nos três meses encerrados em janeiro, o índice mostra queda de 0,47% sobre os três meses imediatamente anteriores, feitos os ajustes sazonais.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O Produto Interno Bruto (PIB) calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Fonte: Valor Econômico

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---