Banco Central reporta vazamento de 137 mil chaves PIX vinculadas ao ‘Abastece Aí’

O Banco Central reportou o vazamento de 137.285 chaves Pix vinculadas ao meio de pagamento “Abastece Aí”


16/09/2022 - 17:34

O Banco Central reportou hoje (16) o vazamento de 137.285 chaves Pix vinculadas ao meio de pagamento “Abastece Aí”, programa do Posto Ipiranga. Segundo a autarquia, “dados sensíveis” dos usuários, como senha, informações de movimentações, saldos financeiros ou quaisquer informações sob sigilo bancário não foram expostos.

Segundo a instituição financeira, as informações obtidas são de natureza cadastral, como o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta, além da data de criação da chave Pix. O BC afirma que esses dados não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

O Banco Central apontou que a falha de segurança aconteceu entre os dias 1º de julho e 14 de setembro devido a “falhas pontuais” no sistema do Abastece Aí.

Conforme o BC, os usuários atingidos serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. A autarquia relatou que nem o BC, nem as instituições participantes da plataforma, enviarão mensagens via WhatsApp, SMS ou similares, tampouco ligações telefônicas ou farão contato por e-mail.

Por fim, o Banco Central afirmou que foram tomadas “ações necessárias” para apurar o vazamento e ressaltou que poderá aplicar sanções previstas, a exemplo de multa, suspensão ou exclusão do sistema.

Fonte: O Estado 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Quarta será de muita chuva e temperaturas amenas em grande parte de MS

Em Campo Grande a máxima chega aos 26°C; a quarta na capital terá bastante variação de nuvens e o tempo fica mais nublado

Secretário de MS é indicado para conselho que coordenará novo imposto

Flávio César foi indicado para o colegiado que vai gerir a transição para o novo modelo tributário no país

Dia de Vacinação no Sindifiscal/MS: imunização contra a gripe acontece no dia 22 de abril

Vacinação contra gripe será realizada na sede do Sindifiscal/MS




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---