Black Friday: Procon/MS orienta consumidores sobre compra com desconto

Pesquisar antes e planejar os gastos são algumas das dicas para quem pretende aproveitar os descontos concedidos durante a Black Friday


24/11/2023 - 09:18

Pesquisar antes e planejar os gastos são algumas das dicas para quem pretende aproveitar os descontos concedidos durante a Black Friday, nesta sexta-feira (24), em todo o país. Por isso, o Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), orienta quem irá as compras para evitar dores de cabeça futuras.

Conforme o secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti, é preciso fazer os cálculos para ver se os descontos atendem sua necessidade e como isso impacta o orçamento doméstico. “Torna-se importante essa reflexão para se evitar um futuro superendividamento”.

Levantamento da Fecomércio-MS, em oito cidades do Estado, estimou uma movimentação de R$ 158,1 milhões no comércio local durante a Black Friday, com gasto médio de R$ 408,04. Na lista de compras, há prioridade para móveis, eletrodomésticos e eletrônicos (42,9%), roupas, calçados e acessórios (35%), além de tablets ou celulares (10,8%).

Fique de olho

Motti explica que no período o consumidor precisa redobrar a atenção, priorizando empresas que possuam endereço físico, CNPJ e canais de atendimento no Brasil. É preciso desconfiar de ofertas com valores muito abaixo daqueles praticados pelo mercado, sempre conferir todas as informações de pagamento – como nome da empresa ou do destinatário do pagamento – para não cair em golpes e exigir a emissão de nota fiscal.

“Não compre por links enviados por redes sociais e WhatsApp. Pesquise a reputação da loja e se informe sobre a política de troca, porque em estabelecimentos físicos cada uma adota uma regra, enquanto no comércio eletrônico há um prazo de sete dias para formalizar a desistência da compra”, complementa o secretário-executivo do Procon/MS.

Caso um produto ou serviço apresente algum tipo de problema, o consumidor é orientado a procurar primeiro o fornecedor em busca de uma solução. Se isso não ocorrer, a reclamação pode ser registrada por meio de formulário online no site do Procon/MS, presencialmente nas unidades de atendimento na Capital e nas cidades onde há Procon municipal instalado.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---