Chefe de cozinha ensina a fazer ceviche, vinagrete e a tradicional farofa de banana
Variados tipos evidenciam a riqueza dessa fruta tropical que pode ser usada em receitas doces e salgadas
A banana, uma das frutas mais consumidas no país, tem origem asiática, mas chegou ao Brasil pelos portugueses. Prática e deliciosa, a fruta adaptável ao clima tropical hoje é cultivada em diversas regiões e exportada para todo o mundo, tendo, inclusive, uma data especial em sua homenagem, nesta quarta-feira (22.09), quando se comemora o Dia da Banana.
A fruta é versátil e pode ser consumida fresca, cozida, frita, desidratada ou assada, além de usada em receitas doces e salgadas. Também pode ser transformada em farinha, servindo como suplemento alimentar.
Bruno Kimura, chefe de cozinha do Polo Socioambiental Sesc Pantanal e cliente do Fort Atacadista, ensina a fazer a tradicional farofa de banana da terra, com aquele toque secreto para deixá-la deliciosa. “O segredo é fritar a banana primeiro no óleo e depois colocar na manteiga com cebola e alho refogados”, confidencia o chefe. O prato é servido geralmente acompanhado de Maria Izabel, composto de arroz e carne seca, típico do cerrado brasileiro.
Variedades não faltam da fruta, sendo as mais conhecidas Prata, Maçã, Terra, Nanica e Ouro, com diferentes tamanhos e colorações, mas todas ricas em nutrientes e vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, além de ser fonte de fibra, potássio, antioxidantes e carboidratos.
Para aproveitar as diversas opções, Bruno indica mais duas receitas diferentes e deliciosas utilizando a banana: o ceviche e o vinagrete de banana nanica. Confira as receitas e bom apetite: Farofa de banana da terra madura (rende 6 porções)Preparo: Em uma panela ou frigideira, torre a farinha de mandioca e reserve. Descasque as bananas e corte-as em cubos pequenos. Aqueça o óleo e frite a banana cortada até dourar. Escorra a banana e reserve. Em outra panela ou frigideira, aqueça a manteiga e refogue a cebola cortada em cubos pequenos e o alho picado. Adicione a banana e misture. Acrescente a farinha de mandioca torrada e misture bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde.
Vinagrete de banana nanica (rende 6 porções grandes)Preparo: Corte as bananas, tomates e a cebola em cubos pequenos e coloque em um recipiente fundo. Misture o restante dos ingredientes e tempere com sal e pimenta-do-reino.
Preparo: Corte as bananas ao meio (de comprido) e depois em meia lua fina e reserve em um recipiente fundo. Corte a cebola em tiras finas e reserve com a banana. Descasque o gengibre e rale com um ralador. Dispense as fibras e reserve o restante. Corte a pimenta em rodelas bem finas ou em cubinhos. Caso utilize a pimenta biquinho, coloque-a inteira. Corte a pimenta de cheiro como a pimenta dedo de moça. Extraia o suco do limão sem espremê-los demais, para que o sumo da casca não interfira no sabor do suco. Extraia o suco da laranja, coado para retirar as sementes. Junte os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e coentro. Caso algum convidado não goste de coentro, utilize somente no final colocando as pontas com duas ou três folhas por cima da preparação. Assim pode ser retirado facilmente e ainda serve de decoração.
*Obs.: Se a banana não estiver muito madura, depois de cortá-la, escalde rapidamente em água quente e resfrie.
Dicas – Para servir bem gelado, coloque a preparação na geladeira sem o suco de limão e laranja. Adicione e misture o suco somente no momento de servir. Pode ser servido acompanhado de chips diversos como mandioca, batata doce e banana verde. Para aproveitamento integral, pode ser utilizada também a casca da própria banana cortada em cubinhos, quando bem higienizada. Experimente também com leite de coco fresco.
Onde encontrar – Todas as variedades de bananas e demais ingredientes necessários para receitas incríveis e saborosas podem ser encontrados nas lojas do Fort Atacadista. A rede de atacarejo do Grupo Pereira possui sete unidades em Campo Grande, e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:
Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855 Loja Parati – Rua da Divisão, 1208 Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São LourençoSobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 89 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Fonte: A Crítica