Churrasco e chimarrão: hábitos gaúchos que ganharam o coração dos sul-mato-grossenses




24/04/2021 - 14:16

Churrasco e chimarrão: hábitos gaúchos que ganharam o coração dos sul-mato-grossenses

Tradição, com forte presença em Mato Grosso do Sul, é comemorada neste sábado (24)

Quando os gaúchos passaram a desbravar o Centro-Oeste brasileiro, seus hábitos foram espalhados pela região. Em Mato Grosso do Sul, a influência é visível nos costumes dos moradores. Não é difícil, por exemplo, encontrar alguém tomando o tradicional chimarrão ao lado de familiares, enquanto prepara o famoso churrasco de domingo. A força da tradição é tão forte que, no dia 24 de abril, é comemorado o Dia do Churrasco e Chimarrão.

Mas para manter o costume, é preciso escolher e fazer corretamente cada detalhe dessas iguarias, deixando a refeição com a família e os encontros com os amigos ainda mais agradáveis. No caso do churrasco, algumas dicas no preparo da carne podem fazer toda a diferença no churrasco feito em casa.

Para um churrasco sem defeitos, a dica é escolher peças como fraldinha, costela e a tradicional picanha. “A fraldinha é uma carne magra e muito macia, com pouca concentração de gordura. Já a costela é um clássico. Por conta de suas fibras longas, precisa de um cozimento mais demorado. A picanha é a queridinha do brasileiro, apetitosa, macia e suculenta”, afirma o coordenador nacional de Operações/Açougue do Fort Atacadista, Elton Martins.

Outra dica é ficar de olho na conservação da carne. Segundo Elton, ela precisa estar com aspecto de produto fresco, ou seja, no tom vermelho brilhoso, com odor agradável e o ambiente com a limpeza em dia, higienizada e com ausência de insetos. É aconselhável, ainda, fazer o cálculo de 400 ou 500 gramas de carne por pessoa para o churrasco.

“Por exemplo, para três pessoas você pode comprar 700 gramas de um corte bovino, 400 gramas de frango, outros 400 de linguiça e ainda 200 gramas de coração de frango. Não tem como errar. Podem achar que é muita carne, mas a desidratação por conta do fogo vai dar a quantidade ideal”, explica Elton Martins.

O Açougue Carne Fresca do Fort Atacadista conta com cortes especiais e tradicionais. Para quem gosta de um bom churrasco, a dica são as peças de alcatra com osso, filé duplo e filé americano, cortes que foram inspirados nos Estados Unidos e podem agradar quem busca inovar. Ao todo, são 44 já disponíveis no balcão de carne suína e bovina.

Chimarrão também tem destaque – Considerado um dos principais símbolos da tradição gaúcha, o chimarrão é visto não apenas como uma bebida, mas também um grande fator para a união das pessoas. Pensando nisso, o Fort Atacadista tem uma grande variedade de sabores e opções para quem quiser manter o hábito do dia a dia. Nas gôndolas do atacarejo, destacam-se as ervas Santo Antônio, Pagliosa e Chimasul.

Uma dica interessante é que o chimarrão pode ser misturado a diferentes chás, dentre eles, o de hortelã e o verde. Mais do que bebida carregada de histórias e costumes, ela oferece alguns benefícios à saúde, como o auxílio na digestão, além de possuir propriedades antioxidantes, eliminar a fadiga e reduzir a retenção de líquidos.

Planejamento – Para quem gosta de planejar as compras, o Fort conta com serviço de televendas, com a possibilidade de fazer um pedido específico sob encomenda e retirar no dia seguinte, sem as filas comuns dos açougues tradicionais.

Em todas as unidades profissionais ficam à disposição para orientações e dicas. E para quem busca o melhor corte de carne, duas unidades em Campo Grande contam com o Açougue Carne Fresca: a Loja 89 – Parati , que fica na rua da Divisão, 1208; e a loja 170 – Coronel Antonino, que fica na rua São Borja, 586.

Fonte: Mídia MS News

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sextou com calor! Dia promete ter máximas de 36°C em Mato Grosso do Sul

São previstas temperaturas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 31-36°C para as regiões sul, leste e sudeste de MS

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 106 mil contribuintes receberão R$ 314,38 milhões

Apesar do ‘calorão’, quarta-feira pode ser chuvosa em MS

Campo Grande deve atingir 35ºC hoje, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---