Ciclo de debates BRICS: FENAFISCO participa do evento




13/08/2013 - 00:00

Com o objetivo de discutir questões fundamentais do serviço público nos países intitulados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) foi realizado na semana passada, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação de Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia/GO, o “Ciclo de debates BRICS”, que reuniu representantes dos cinco países que compõem o bloco.
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO esteve presente no evento com a participação do presidente da entidade, Manoel Isidro, e dos diretores Liduíno Lopes de Brito (Formação Sindical), Guilherme Pedrinha (Comunicação) e Lúcio Roberto de Medeiros Pereira (Departamento de Políticas e Ações Sociais).
Promovido pela Internacional de Serviço Público (ISP), com a coordenação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e a participação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o ciclo de debates contou com três de dias de programação (de quinta à sábado da semana passada – 8,9 e 10), e teve sua solenidade de abertura realizada no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.
Participaram da mesa de abertura o presidente da CSPB, João Domingos, o representante da Condsef, Edvaldo Pitanga, o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Paulo Pinto, a secretária geral da ISP, Rosa Pavanelli, o representante do Ministro das Relações Exteriores, Flávio Soares Damico, o deputado Roberto de Lucena, que é representante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, o Ministro da Embaixada da China, Huang Qinguo, e o Ministro da Embaixada da Rússia, Vladimir Tokmakov.
O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, juntamente com o integrante da Rede Brasileira pela integração dos Povos (REBRIP), Adhemar Mineiro, falaram sobre a formação dos BRICS e os desafios sindicais frete à globalização (Organização Mundial do Comércio, reforma da Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial).
O sindicalismo nos setores públicos nos Países do BRICS foi o tema de debate com participação do representante da Rússia, Mikhail Androchnikov, o secretário geral da Índia, Manojkumar Doshi, representante da China, Huang Qinguo e os representantes da África do Sul, Lawrence Ntuli, Gati Malete e Sidney Kgarapela que falaram sobre a construção de um mundo mais justo, com igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores. A proposta das entidades é que esta seja a primeira etapa para novos debates entre representantes dos trabalhadores do setor público, visando aproximar a troca de conhecimentos e experiências sindicais.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---