Ciclo de Palestras do SINFATE debate Administração e Política Tributária Estadual




16/08/2013 - 00:00

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro acontece o Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia do Fiscal de Tributos Estaduais. O evento contará com a presença de importantes profissionais da área. Em discussão, temas relacionados à Administração e Política Tributária Estadual serão debatidos. Organizado pelo Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINFATE-MT), o Ciclo será realizado no auditório do Ministério Público do Estado (MPE), em Cuiabá.
No primeiro dia (18/09) o destaque fica por conta da palestra da Professora Doutora Mariana Pimentel Fischer Pacheco, que é coordenadora acadêmica do Núcleo de Estudos Fiscais da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Palestrante falará sobre a “Transparência na Administração Tributária: Desafio para a Administração Fiscal Brasileira na Sociedade da Informação”.
Também está previsto para o dia 18 a palestra, “Obtendo melhores resultados, respeito e valorização em nossa função” que será ministrada pela diretora administrativa da Federação Internacional de Coaching Regional de Mato Grosso (ICF/MT) Iracema Irigaray Nogueira Borges.
Ainda no primeiro dia, o Ciclo terá a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Artigos Científicos do SINFATE-MT. Os textos inscritos até o dia 15 de agosto serão avaliados por uma comissão julgadora formada por três membros. Os dois primeiros lugares ganharão R$ 4 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Interessados em enviar artigos científicos para o concurso podem se inscrever e acessar o regulamento clicando aqui.
No segundo dia do evento, três palestras abordando a atuação do FENAFISCO, código tributário e responsabilidades do auditor fiscal devem alimentar o debate sobre os temas. A partir das 8h30, o diretor de política salarial e assuntos econômicos da Confederação de Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Manoel Isidro dos Santos Neto, fala sobre “Projetos da FENAFISCO E Mobilização no Congresso Nacional”. 

Pau e Prosa, Assesoria de Comunicação do SINFATE/MT

Às 9h, o especialista em direito tributário e financeiro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), José Lombardi ministra a palestra “Código Tributário: Nosso instrumento de trabalho e os princípios constitucionais” e encerrando o dia, a palestra “Lei Orgânica e as competências do auditor fiscal”, com o presidente da SINDIFISCO do Pará, Charles Johnson da Silva Alcântara.
No dia 20, o Ciclo começa com a palestra “Código Tributário: Nosso instrumento de trabalho e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, ministrada por Antônio de Souza Moreno, pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário. Às 10h está prevista a mesa de debates com o tema “Política Tributária Estadual em debate”, que terá como coordenador o presidente do SINFATE-MT, Ricardo Bertolini. A atividade conta ainda com o senador Pedro Taques (PDT), o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) e o Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, como debatedores.
Após a mesa, a especialista em psicanálise pela UFMT, Gizelda Maria Capilé, ministra a palestra “O que podemos fazer de diferente amanhã?”. Em seguida, Bertolini encerrará o evento com uma avaliação dos resultados e propostas para dar continuidade à valorização da categoria.

Para participar do Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia do Fiscal de Tributos Estaduais é preciso realizar as inscrições clicando aqui.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---