Por Josceli Pereira*
Nesta coluna “Desmistificando Tributos” falamos de uma forma bem simples e fazemos uma reflexão de tudo que envolve tributos, suas consequências, sua origem, situações econômicas e, principalmente sobre a posição do governo com relação ao poder de tributar.
Porém, nesta semana mostraremos um assunto pontual de como parte deste tributo é empregado pelo poder público. Estamos nos referindo à escola de governo denominada Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, ou simplesmente CEPEF, como é conhecido no meio educacional.
O Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima/CEPEF, sediado à Rua Antônio da Silva Vendas, nº 115, Bairro Miguel Couto, no município de Campo Grande-MS, foi criado pelo Decreto Governamental n.º 11.195, publicado no D.O. nº 5987 em 29/04/03. O CEPEF é uma instituição pública estadual que oferece educação profissional técnica de forma integrada ou concomitante ao ensino médio.
A finalidade do CEPEF é ofertar cursos técnicos gratuitos, considerando o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Seu objetivo é direcionado pelas características do mercado de trabalho existente no Mato Grosso do Sul e atualmente tem vertentes nas áreas dos seguintes segmentos:
Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer
Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais
Eixo Tecnológico Gestão e Negócios
Eixo Tecnológico Apoio Educacional
Preparar jovens e adultos para uma realidade do mercado de trabalho é uma excelente ação governamental, pois o mesmo clama por profissionais capacitados. Com esta visão o governo faz a sua parte, oferecendo este aperfeiçoamento de forma gratuita e contínua.
Todos os sul-mato-grossenses poderão desfrutar das oportunidades oferecidas pela instituição, para isto basta solicitar informações via telefone ou procurar a unidade no endereço informado acima.
Na semana passada a Escola teve seu reconhecimento além-fronteiras, quando Vera Chaves (professora e coordenadora do curso na área de gastronomia) recebeu a premiação de “Melhor Chef de Cozinha do Mato Grosso do Sul” e representará o nosso estado no concurso nacional, que acontecerá em Manaus/AM. Denominado prêmio Dólmã e é conhecido como o Oscar da Gastronomia. Esta premiação demonstrou a grandiosidade da equipe de profissionais que estão desempenhando suas atividades didáticas na escola. Aquela ideia que as escolas públicas não concorrem no ensino não encontra fundamento no CEPEF.
Milhares de alunos já estão confortavelmente empregados no mercado de trabalho graças à ação educacional ofertada pela escola. Retornando assim ao povo de nosso estado o valor do tributo pago pela população nas ocorrências dos fatos geradores do imposto.
Se você desejar aproveitar a oportunidade ou conhecer alguém que possa precisar de aperfeiçoamento nas áreas de atuação da escola é só buscar conhecer melhor e participar.
Um serviço público custeado pelo tributo à disposição da população.
* Josceli Pereira é Fiscal Tributário Estadual, formado em Administração/UFMS - Especialista em Perícia e Investigação Contábil-Financeira Empresarial/INPC-UCDB e em Desenvolvimento Regional e Competitividade/UFMS.
Confira mais artigos no endereço http://www.semanaon.com.br/colunas/7/desmistificando-tributos