Por Josceli Pereira*
Esta coluna, desde sua estreia, vem discutindo assuntos pautados à tributação e seus relacionamentos com a população e suas consequências na economia, no cotidiano das pessoas e os efeitos nas finanças pessoais dos brasileiros.
Hoje vamos comentar um pouco sobre uma ferramenta muito eficiente na conscientização sobre o assunto. Através da EDUCAÇÃO FISCAL vamos estabelecer uma rotina que vai didaticamente oferecer uma cronologia para a compreensão da forma e de como poderemos agir mais próximos das ações do relacionamento da população e o governo.
Recentemente li um artigo escrito por alunos do município de Corumbá/MS intitulado “Projeto Educação Fiscal: contribuição das ações do Curso de Ciências Contábeis da UFMS, Campus do Pantanal”. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionário aplicado em 287 alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Corumbá-MS, após a realização de palestras e discussões sobre o tema. Concluíram que os estudantes têm conhecimento do tema Educação Fiscal mais pelas escolas, em contato com professores, do que em casa pelos pais. Esta afirmação constatada pela pesquisa demonstrou que a família, de um modo geral, não tem feito a devida lição de casa na conscientização dos seus filhos sobre a Educação Fiscal. Está demonstrado que se a escola não cumprir com este papel, os jovens ficarão à margem deste conhecimento.
Muito interessante fazer a leitura na integra deste artigo. São poucas páginas, mas traz quadros com indicadores bem elaborados, de fácil visualização. Apesar de ser um trabalho feito dentro de apenas um município, e com base em uma amostragem de alunos da rede pública, pode servir de parâmetro para outros locais, tendo em vista que o assunto traz características comuns com a população.
Material para compreensão do tema também não é desculpa para a coletividade. A própria Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza cursos à distância gratuitamente aos interessados em aprender um pouco mais sobre como se comportar na questão tributária do Brasil. Acesse o link.
A RFB criou também um desenho animado com o objetivo de disponibilizar para as crianças uma aula virtual e divertida. A criança moderna já está acessando seus “tablets” e interagindo com a automação bem mais que os adultos. Cada um de nós tem a possibilidade de fazer a diferença dentro de nossos lares, não repassando a obrigação à escola.
Acesse o link. Faça uma leitura inicial e depois repasse aos seus filhos para que eles possam começar a conhecer um pouco mais sobre educação fiscal. Ele poderá se tornar um cidadão bem mais consciente e colaborar para que possamos viver em país bem mais ético e humanitário.
É preciso conhecer os detalhes da tributação, transformar o cidadão para que ele possa ser um guardião da Lei e um agente fiscalizador da aplicação dos recursos públicos.
* Josceli Pereira é Fiscal Tributário Estadual, formado em Administração/UFMS - Especialista em Perícia e Investigação Contábil-Financeira Empresarial/INPC-UCDB e em Desenvolvimento Regional e Competitividade/UFMS.
Confira mais artigos no endereço http://www.semanaon.com.br/colunas/7/desmistificando-tributos