Comunicado sobre a contribuição sindical compulsória




05/04/2017 - 00:00

A Diretoria Executiva do SINDIFISCAL/MS vem esclarecer que o desconto da contribuição sindical compulsória acontece todo ano na folha de pagamento dos trabalhadores ativos, no mês de março, contribuição essa no montante de um dia de trabalho de cada trabalhador, independentemente de ser filiado ou não. Contribuição que, segundo legislação pertinente, tem a destinação do percentual de 60% para o sindicato da categoria, 15% para a Federação, 10% para a Central Sindical, 10% para o Ministério do Trabalho e 5% para a Confederação.

A Diretoria Executiva encaminhou proposta à Assembleia Geral no ano de 2015 onde a categoria deliberou que a parte que cabe ao sindicato (60%) deverá ser devolvida aos nossos filiados ativos, tendo essa devolução sido iniciado no ano de 2016, e assim sucessivamente.

O SINDIFISCAL/MS recebe o repasse dessa contribuição sempre dois meses após o desconto em folha (maio) e a partir desse recebimento faz o repasse aos filiados ativos na conta corrente de cada um.

Em reunião da Diretoria Executiva realizada ontem (04.04), após analisar o impacto que isso causa nas finanças individuais, não obstante o cenário econômico atual acentuado pelas despesas extras comuns ao início do ano, decidiu não aguardar o repasse desses valores pelo governo do Estado e fazer a devolução deliberada em Assembleia Geral ainda neste mês em curso.

A Diretoria Executiva já está com a planilha dos valores descontados em folha de pagamento dos FTEs e AF da ativa. Logo será finalizada as planilhas com os valores individuais e dados bancários dos sindicalizados para que os créditos sejam disponibilizados em conta corrente.

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDIFISCAL/MS

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Gás de cozinha fica mais barato para consumidores após redução do ICMS

Exceção é Bahia, onde refinaria privatizada aumentou preço

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento

Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor com temperaturas acima da média

Em Campo Grande, a manhã desta segunda-feira (3) registrou 23ºC, com céu parcialmente nublado




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---