Confiança do consumidor sobe em julho e recupera parte de perdas do mês anterior, diz FGV




24/07/2018 - 11:38

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getulio Vargas subiu 2,1 pontos em julho, ao passar de 82,1 para 84,2 pontos, recuperando parte das perdas sofridas no mês anterior. Apesar da melhora, o índice continua em níveis baixos em termos históricos.

“Normalmente, após a ocorrência de choques como o de maio, a confiança dos agentes é afetada negativamente num primeiro momento e se recupera em seguida", afirmou em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

De acordo com Viviane, embora os dados de julho tragam uma boa notícia, a recuperação apenas parcial sugere que o ritmo lento da economia e do mercado de trabalho continuam pesando nas avaliações do consumidor.

Situação atual e meses seguintes Em julho, houve recuperação das avaliações sobre a situação atual e das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,3 pontos, para 74,1 pontos, segundo menor nível no ano. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,9 ponto em relação ao mês anterior, para 91,9 pontos, após três meses de queda.

O indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica no momento variou 0,7 ponto em julho, para 78,1 pontos.

Já o que mede a situação financeira atual avançou 3,9 pontos, para 70,7 pontos, recuperando parte das perdas sofridas em junho e atingindo o quarto maior nível desde junho de 2015 (74,7 pontos).

Com relação às perspectivas para os próximos seis meses, o indicador caiu 0,3 ponto, para 102,3 pontos, mesmo nível de dezembro de 2016, mantendo a tendência negativa dos últimos meses. O indicador da situação financeira futura das famílias subiu 1,1 ponto, para 92,2 pontos, entre junho e julho.

A ligeira recuperação da confiança ocorre em todas as classes de renda, exceto para os consumidores de renda familiar elevada (superior a R$ 9.600,00 mensais), cujo índice apresenta queda pelo quarto mês consecutivo, com perda acumulada de 11,3 pontos.

A FGV coletou informações de 1854 domicílios entre 02 e 19 de julho. Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Gás de cozinha fica mais barato para consumidores após redução do ICMS

Exceção é Bahia, onde refinaria privatizada aumentou preço

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento

Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor com temperaturas acima da média

Em Campo Grande, a manhã desta segunda-feira (3) registrou 23ºC, com céu parcialmente nublado




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---