A desaceleração da economia está pesando sobre o setor de serviços. Segundo a Fundação Getulio vargas (FGV), a confiança do setor voltou a cair na passagem de junho para julho, e atingiu o menor patamar da série histórica do indicador, iniciada em junho de 2008. A queda, de 2,9%, foi a sexta este ano – desde janeiro, apenas em abril houve melhora na confiança.
Na comparação com julho de 2014, a queda na confiança foi acentuada, de 27,6%.
“Ao início do segundo semestre, as expectativas voltam a piorar,sugerindo a continuidade da fase de queda no ritmo de atividade do setor", diz, em nota, o consultor da FGV Silvio Sales. "Entre os fatores que vêm afetando negativamente os serviços estão o enfraquecimento do mercado de trabalho – e a consequente queda da massa de salário –, a redução da demanda empresarial, a alta da inflação e a diminuição da confiança do consumidor”.
Na comparação entre junho e julho, a queda na confiança foi puxada pela piora na expectativa em relação aos meses seguintes, que recuou 7,1%. Já a avaliação sobre a situação presente teve melhora: foi registrada alta de 4,8%, determinada pelo aumento de 6% no indicador de situação atual dos negócios.
Fonte: G1