Congresso descarta nova âncora fiscal já em abril

Congressistas descartam a possibilidade, cogitada pela equipe econômica, de que a nova regra, que substituirá o teto de gastos, seja aprovada até abril, a tempo de ser incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

Essa página teve 89 visualizações


24/02/2023 - 10:06

Enquanto o governo busca passar otimismo com a tramitação da nova âncora fiscal, em elaboração pelo Ministério da Fazenda, parlamentares estão incomodados por não terem sido incluídos nas discussões. Congressistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast descartam a possibilidade, cogitada pela equipe econômica, de que a nova regra, que substituirá o teto de gastos, seja aprovada até abril, a tempo de ser incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

 

O clima no Congresso, inclusive na cúpula, é de "indignação" com a forma como o debate sobre o tema tem sido tocado, à margem do Parlamento. Segundo fontes, esse sentimento tem sido externalizado até mesmo pelos presidentes Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado.

 

Reclamações sobre "a falta de transparência e de participação do Congresso" têm sido feitas a interlocutores do governo, com pedidos para que sejam levadas, inclusive, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Três aliados próximos a Lira disseram à reportagem que o presidente da Câmara não tem demonstrado "nenhum interesse em fazer um debate atabalhoado sobre o assunto", nas palavras de um deles.

 

Como o Estadão/Broadcast mostrou semana passada, o assunto ainda está no âmbito da Fazenda, onde passa por debates com instituições internacionais, acadêmicos e economistas do mercado financeiro antes de chegar ao Congresso.

 

Fonte: A Crítica com informações do Estadão

 

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Déficit nas contas externas sobe para R$ 6 bi no mês de março

Valor é mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025

Contas de MS começam 2026 sob pressão, mas resultado primário melhora

Folha consome 76% da receita e reduz margem de investimento, aponta relatório do Tesouro Nacional

Sem aumentar imposto, governo tenta segurar déficit em MS

Riedel admite pressão nas contas e classifica cenário fiscal como “delicado, mas transitório”




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---