O Conselho Deliberativo do Sindifiscal/MS realizou, na última sexta-feira (21), a reunião ordinária de março (por videoconferência) para deliberar sobre a proposta de alteração da Resolução CD nº 003/2022. A deliberação, que havia sido adiada em razão do pedido de vista do conselheiro Anselmo Raul Bareiro Lesme, voltou à pauta para discussão e votação.
Após a apresentação dos argumentos e do parecer do conselheiro Anselmo Raul Bareiro Lesme em relação ao seu pedido de vista, o Presidente do Conselho Deliberativo Nelson Schneider colocou o tema em votação, restando aprovada, por maioria, a redação proposta pela Diretoria Executiva em fevereiro (antes do pedido de vistas).
Outro tema em destaque foi a proposta de alteração do artigo 5º da Resolução nº 02/2024 do Fundo de Pecúlio (FUMPEC). A mudança, apresentada pelo diretor-presidente do Fundo Mútuo, Luiz Péricles Ocariz, prevê que filiados com histórico de inadimplência superior a seis meses consecutivos só terão a concessão de auxílio-mútuo (empréstimo) se houver margem consignável disponível.
Segundo o diretor-presidente do Fundo Mútuo, Luiz Péricles Ocariz, a medida busca conter a inadimplência e preservar a sustentabilidade financeira do fundo. “O fundo mútuo percebe que a inadimplência está favorecendo aqueles que não querem regularizar suas pendências da forma adequada. Estamos apresentando essa proposta para fortalecer o fundo e garantir maior segurança financeira”, afirmou.
Além das deliberações, a reunião também incluiu informes institucionais com atualizações sobre as atividades das Delegacias Sindicais, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva.
Entre os informes, destacou-se a atuação da 1ª Delegacia Sindical de Campo Grande. De acordo com o delegado Israel Santana Caires, na última quinta-feira (20), foi realizada uma reunião em parceria com a Aaposentaf para tratar de pautas como a PEC 10, a reestruturação da carreira e a prestação de contas dos últimos dois anos da 1ª Delegacia Sindical. Além disso, o delegado aproveitou a oportunidade para convidar todos os conselheiros para o almoço em comemoração ao Dia das Mães, previsto para o próximo dia 10 de maio.
A próxima reunião do Conselho Deliberativo está prevista para abril, com a discussão de novos temas relacionados à gestão do sindicato.