Copom mantém taxa de juros Selic estável em 11% ao ano



Essa página teve 25 visualizações


29/05/2014 - 00:00

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 11% ao ano. Resultado alinhado com a expectativa de departamentos econômicos e tesourarias.

No breve comunicado apresentado após a decisão, o colegiado volta a usar a frase “ neste momento” e afirma: “Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, manter a taxa Selic em 11% ao ano, sem viés.”

Ao término da reunião de abril, o BC disse que: “O comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

O atual ciclo de aperto está entre os mais longos e intensos do regime de metas inaugurado em janeiro de 1999. O BC começou a elevar a Selic em abril do ano passado, quando a taxa se encontrava na mínima história de 7,25% ao ano.

A atividade parece reagir ao ciclo de alta, mas no lado da inflação, a resposta é lenta. As expectativas 12 meses à frente mostram IPCA em 5,96%, para o fim do ano, a mediana segundo o Focus, é de 6,47% e para 2015 a inflação ficaria em 6%. No último Relatório de Inflação, de março, o IPCA para o fim do ano é de 6,1% no cenário de referência e não há convergência até o primeiro trimestre de 2016, que aponta IPCA em 5,4%.

Ainda assim, o BC tem insistido que a política monetária atua com resultados cumulativos e defasados, então os efeitos sobre a inflação ainda devem aparecer de forma plena.

Fonte: Valor Econômico

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Faltando 1 mês, 395 mil ainda não declararam Imposto de Renda em MS

Receita Federal espera receber 650 mil documentos até 29 de maio no Estado

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande

Análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---