Culinária em família pode ser uma alternativa aos videogames, celulares e tablets usados por crianças e adolescentes



Essa página teve 43 visualizações


24/06/2021 - 06:00

Culinária em família pode ser uma alternativa aos videogames, celulares e tablets usados por crianças e adolescentes

Nutricionista dá receitas para a criançada iniciar o interesse pela cozinha

 
 

Com a massificação da tecnologia, as crianças têm acesso às telas de computadores, smartphones, tablets e videogames cada vez mais cedo e em todas as classes sociais, e esse uso em excesso pode causar riscos à saúde como déficits cognitivos e de interação social. Com a pandemia, o uso das telas fez com que essa exposição aumentasse ainda mais, seja pelas aulas on-line ou para preencher o tempo ocioso, e esse tempo excessivo com as telas vem sendo motivo de preocupação entre pesquisadores e entidades, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que fez a publicação do manual: “Uso saudável de telas,  tecnologias e mídias nas  creches, berçários e escolas”.

“O excesso de uso de telas, tecnologias e mídias por crianças prejudica fisicamente, aumentando risco de obesidade, prejuízo na visão, questões hormonais e diminuindo a qualidade do sono esperado para a idade, prejudicando a atenção e aprendizado, fazendo com que aumentem os fatores para possíveis transtornos do aprendizado. Além das questões psicomotoras, impedindo o desenvolvimento adequado da coordenação motora fina, prejudicando a interação e comunicação social com os pares”, alerta a psicóloga especialista em neuropsicologia e em intervenção ABA (Análise do comportamento aplicada) no Transtorno espectro autista e deficiência intelectual , Julia Rocha Amaral Taranti.

Para reverter esse quadro e proporcionar um tempo maior em família, a coordenadora de Marketing regional do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, sugere que  “cozinhar juntos é uma ótima maneira não só de passar um tempo com os filhos, mas de fazê-los a compreender a importância de aprender sobre comida e a gostar de alimentos variados e saudáveis”. A nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Glaucia Stasiak, selecionou algumas receitas para se fazer com a participação das crianças. “Lembrando que caso eles ainda sejam muito pequenos, o adulto deverá ficar responsável pelas tarefas que requeiram o uso de objetos cortantes e o fogão. Fazendo com que o risco de acidentes seja menor”, alerta a nutricionista.

Minipizza de pão de queijo

Ingredientes
2 ovos 2 xícaras (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ralado 1/2 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de leite 250g de polvilho doce (aproximadamente) 250g de polvilho azedo Óleo para untar
Recheio
2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 1 tomate picado 500g de salsicha em rodelas 2 xícaras (chá) de molho de tomate 300g de queijo muçarela ralado Orégano para polvilhar
Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o tomate, a salsicha e refogue por 3 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe até ferver. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture os ovos, o queijo, o óleo e o leite. Acrescente os polvilhos, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais polvilho doce. Divida a massa em bolinhas e abra com um rolo, formando disquinhos de 10cm. Coloque um ao lado do outro em uma fôrma grande untada, espalhe o refogado de salsicha sobre eles e cubra com a muçarela. Polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar. Sirva.

Minibolo de cenoura com calda de chocolate

Ingredientes
3 cenouras picadas 3 ovos 1 xícara (chá) de óleo 1/3 de xícara (chá) de leite 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Óleo e farinha de trigo para untar 250g de chocolate meio amargo picado 1 caixa de creme de leite Chocolate granulado a gosto
Modo de preparo

No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher. Despeje a massa em forminhas de buraco no meio individuais untadas e enfarinhadas e coloque uma ao lado da outra em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire, deixe amornar e desenforme. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e misture com o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos, decore com chocolate granulado e sirva.

Até o dia 30 de junho, as lojas do Fort em Campo Grande estão com várias promoções de vinhos e espumantes, entre outros produtos como queijos, azeites, massas, molho de tomate, lombo de bacalhau, petiscos de tilápia e camarão. Os vinhos, espumantes e filtrados poderão ser parcelados em até 4 vezes, sem juros, no Vuon Card, até o dia 31 de julho.

Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, cumprem todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855 Loja Parati – Rua da Divisão, 1208 Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 Loja Tiradentes – R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço
  Fonte: Mídia MS News

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Mercado prevê inflação de 4,86% em 2026

Expectativa é que economia do país cresça 1,85%

Governo divulga novos preços de combustíveis para cálculo do ICMS

Valores definidos pelo Confaz servem de base para tributação estadual e entram em vigor em 1° de maio

Renda comprometida do brasileiro com dívidas atinge nível recorde, diz BC

Quase metade da população está endividada no Brasil




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---