Custo de chamadas de fixo para celular terá alta de 1,5%



Essa página teve 21 visualizações


15/08/2014 - 00:00

As chamadas realizadas de telefone fixo para celular terão alta de 1,5% no custo, conforme decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), anunciada nesta quinta-feira (14.08). As novas tarifas valerão para os preços praticados pelas concessionárias públicas Oi, Telefônica, Embratel, Sercomtel e CTBC, assim que a decisão for publicada no DOU (Diário Oficial da União), de acordo com o Portal UOL.

A determinação vale para os custos das ligações nas modalidades de chamada local e longa distância. O cálculo, feito pelo conselho diretor da Anatel, considerou a variação dos custos dos serviços de telecomunicações e comportamento da inflação no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. O reajuste será somente para os planos básicos de serviços, ou seja, não inclui os planos alternativos que cumprem outro regime tarifário. Em geral, a atualização dos preços das concessionárias ocorre a cada ano.

O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, informou que o aumento vale tanto para as ligações realizadas em horários comerciais de maior demanda como para as feitas em horário não convencional, durante a noite e fins de semana, que têm o custo 30% menor.

Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, as tarifas das concessionárias de telefonia fixa que já havia caído 13% em março. O anunciar o aumento, ele lembrou esta redução impactou positivamente o cálculo do IPCA anunciado em julho. De acordo com João, o "grupo comunicação" que compõem este índice de inflação caiu 0,79%, com destaque para o estado de São Paulo que registou queda de 2,66%.

As ligações pelas concessionárias de telefones fixos para o serviço de rádio pessoal, o SME (Serviço Móvel Especializado), tiveram redução de 5,27%. A principal operadora desta modalidade de serviço no Brasil é a Nextel. Segundo o Portal UOL, Jarbas explicou que o corte no valor destas ligações ocorreu em razão da falta de acordo bilateral entre as empresas sobre as taxas de interconexão, o que levou a Anatel a arbitrar e aplicar na fórmula o "fator de redução" de 10%.

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Faltando 1 mês, 395 mil ainda não declararam Imposto de Renda em MS

Receita Federal espera receber 650 mil documentos até 29 de maio no Estado

Pesquisa aponta redução no preço do diesel no anel viário de Campo Grande

Análise considera os preços de seis postos situados em regiões estratégicas do anel viário




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---