O Dia dos Pais de 2022, comemorado no segundo domingo de agosto (14), deve movimentar um montante 5% maior que no ano de 2021, totalizando R$ 245,28 milhões entre compras e comemorações, de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) em parceria com Sebrae MS.
O gasto médio total será de R$ 360,54. Serão R$ 152,4 milhões em compras e R$ 92,8 milhões em comemorações. “É importante que o empresário esteja atento ao fato de que a maioria dos consumidores, 63%, pretende pagar à vista e, por isso, vai exigir descontos, mas o atendimento e a variedade também farão diferença no momento de decisão, além da possibilidade de parcelamento, que é opção apontada por mais de 38%”, alerta o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.
Outro dado importante para o planejamento do lojista é sobre o que está chamando a atenção do consumidor. Para 42,4% são as vitrines, 29,4% se guiam por propagandas, 14,5% pela escolha da pessoa a ser presenteada e 12,8% as dicas de familiares.
De acordo com a pesquisa, dos entrevistados, 49,4% pretendem presentear na data e 40,9% vão comemorar. Quanto aos principais itens para presentear, destacam-se artigos de vestuário, perfumes e acessórios, sendo que 89,40% dessas compras serão realizadas em lojas físicas.
A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, observa que “o pequeno aumento na perspectiva de gasto do consumidor para o Dia dos Pais ainda é reflexo do poder de compra reduzido pelo aumento no preço dos produtos”.
Quanto às comemorações, a maioria daqueles que irão comemorar, 79,60%, vai passar o dia reunido com o pai e comprarão ingredientes para o preparo de uma refeição e 16,20% comemorarão o dia em um restaurante ou similar.
Quanto aos que não vão presentear nesta data, a maioria, 53,70%, diz que o pai faleceu. Outros 11,80% dizem não ter contato com o pai; 10,80% que estão sem dinheiro e 6,10% desempregados.