Dia Mundial do Pão: alimento rico em nutrientes e base da alimentação




15/10/2021 - 07:19

Dia Mundial do Pão: alimento rico em nutrientes e base da alimentação

Para nutricionista pão não precisa ser vilão da dieta

Como hábito de muitos brasileiros, o café da manhã é formado pela dupla: pão e cafézinho passado na hora. A cafeína ajuda a despertar e o pão é uma opção prática, saborosa e nutritiva, pois contém carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas. Esses dois itens do desjejum são tão importantes e representativos que ambos possuem o seu dia no calendário de datas comemorativas. O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril e o Dia Mundial do Pão foi instituído pela União Mundial de Padeiros e Confeiteiros em 2001 e coincide com o Dia dos Alimentos, em 16 de outubro.

A nutricionista Cibele Câmara, do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul lista os principais tipos de pães consumidos pelos brasileiros e suas principais características nutricionais:

Dia Mundial do Pão: alimento rico em nutrientes e base da alimentação
Nutricionista Cibele Câmara.
  • Pão branco: Elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico.
  • Light: Redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal.
  • Centeio: O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.
  • Integral: Parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas. Oferece muitas propriedades para saúde e dá uma sensação de saciedade maior, favorecendo também quem deseja emagrecer.
  • Com linhaça: Por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxilia no bom funcionamento do coração.
  • Com aveia: A substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.
  • Multigrãos: Possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.
  Pão engorda?
O mais importante é observar o rótulo. Na tabela nutricional, fique atento à quantidade de sódio, açúcar e calorias. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio e sem gordura trans.
Outra coisa para quem tem preocupação com a balança, é não exagerar na quantidade, ter cuidado com a maneira como o pão será consumido. “O pão leva a culpa, mas os recheios também devem ser moderados, pois manteiga, margarina, requeijão, queijos amarelos e outros embutidos, que são consumidos acompanhando o pãozinho é que aumentam o seu valor calórico”, alerta a nutricionista. A base de qualquer receita de pão é formada por dois ingredientes: farinha e água. A partir disso, pode-se acrescentar outros ingredientes e trabalhar com métodos de fermentação diferentes e com isso, surgir diversos tipos de pão. A nutricionista Cibele Câmara, sugere uma receita de pão multigrãos caseiro bastante simples de fazer e nutritiva.

Pão multigrãos

Ingredientes 450 g de farinha integral 225 ml de água morna ou em temperatura ambiente 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo 1 colher (chá) de sal 2 colheres e 1/2 (sopa) de azeite Mix de grãos (sementes de chia, gergelim, aveia, girassol, quinoa em flocos, linhaça, amêndoa ou castanha-do-pará triturada etc.) Modo de Preparo Primeiro, coloque a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Misture os ingredientes e acrescente a água aos poucos para formar a massa. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos. Adicione o azeite e o mix de grãos e misture bem até que todos os grãos se agreguem à massa de forma homogênea. Sove-a por aproximadamente 5 minutos e deixe crescer em uma forma untada com azeite por 1 hora (lembre-se de cobrir a massa com um pano). Para finalizar o pão, retire o pano de prato e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35-45 minutos. Onde encontrar – Uma grande variedade de pães prontos e os ingredientes necessários para receitas incríveis e saborosas podem ser encontrados no Fort Atacadista. A rede de atacarejo do Grupo Pereira possui sete unidades em Campo Grande, e cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços: Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855 Loja Parati – Rua da Divisão, 1208 Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço   Sobre o Grupo Pereira  Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 89 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), oito lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.

Fonte: Enfoque MS

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Céu parcialmente claro e calor marcam véspera de feriado em Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, os termômetros registraram 24ºC pela manhã, e a máxima prevista para hoje não deve ultrapassar os 31ºC

Reforma tributária: cashback e alíquota menor para profissionais liberais são maiores mudanças para baixa renda, diz levantamento

Pesquisa mostra ainda que maioria das pessoas aptas a receber cashback priorizaria o pagamento de mercado e contas básicas com os recursos estornados.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS

Uma das reuniões foi com a Bracell, que confirmou e alinhou os próximos passos para construção de uma fábrica de celulose em Água Clara




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---