A economia brasileira iniciou o segundo trimestre deste ano com contração. Segundo indicador da Serasa, a atividade econômica registrou queda de 0,3% em abril na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 1,2%.
"A crescente elevação das taxas de juros para se combater a inflação e contínua deterioração dos níveis de confiança de consumidores e empresários têm pesado negativamente sobre a atividade econômica do país", aponta a entidade em nota.
Setores
A queda na atividade foi puxada pela indústria, que recuou 3% na passagem de março para abril. O setor de serviços teve queda menos acentuada, de 0,1%. Já a agropecuária garantiu que o desempenho da economia não fosse ainda pior, crescendo 4,9% na mesma comparação.
Pelo lado da demanda, o consumo das famílias mostrou uma recuperação marginal, com alta de 0,1%, depois de vários meses de queda. Os gastos do governo, por sua vez, subiram 0,4%. Os investimentos, no entanto, tiveram nova e acentuada queda, de 4,2%.
Fonte: G1