A atividade econômica do país voltou a perder força em maio, registrando queda de 0,8% na comparação com o mês anterior, indica levantamento da Serasa. Em abril, também havia sido registrada queda, de 0,6%.
Os últimos resultados sugerem que a economia brasileira entrou em recessão técnica, de acordo com a entidade, uma vez que a economia teve queda de 0,2% no primeiro trimestre, e a reversão da tendência no segundo trimestre apenas com o resultado de junho é pouco provável. A recessão técnica é caracterizada por dois trimestres seguidos de queda no Produto Interno Bruto (PIB).
Em relação ao mesmo mês de 2014, houve queda de 1,7% na atividade econômica em maio, acumulando retração de 1,3% nos cinco primeiros meses do ano, frente ao mesmo período do ano passado.
Em nota, a Serasa aponta que os efeitos do ajuste macroeconômico que vem sendo realizado pelo governo, com elevação da taxa de juros, alta de impostos, corte de gastos e desvalorização do real frente ao dólar "estão atingindo mais fortemente, conforme o esperado, a evolução da atividade econômica no segundo trimestre de 2015".
Fonte: G1