Em MS, 24% das empresas industriais registraram aumento na produção em setembro

Outros 49% das indústrias apontaram estabilidade na produção


26/10/2022 - 08:56

Em Mato Grosso do Sul, 24% das empresas industriais registraram crescimento na produção, na comparação com o mês de setembro. O número faz parte da Sondagem Industrial do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de MS).

 

Outros 49% das empresas industriais participantes apontaram estabilidade na produção, e 70% afirmaram que mantiveram a utilização da capacidade instalada ou registraram capacidade um pouco acima do usual para o mês.

 

Ainda segundo a sondagem, a falta de trabalhador qualificado foi o principal desafio no 3º trimestre de 2022 apontado pelos respondentes, seguido da falta ou alto custo da matéria prima e da elevada carga tributária.

 

No entanto, há otimismo no setor para os próximos seis meses, segundo o coordenador da unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

 

Otimismo - “Com essa combinação, os índices de confiança e intenção de investimento permanecem em patamares elevados, com 66% dos empresários afirmando que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses, enquanto 53% disseram confiar na melhora da economia brasileira nesse mesmo período”, detalhou.

 

Entre as participantes, 26% responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos e 9,1% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 64,9% do total.

 

Com relação ao número de trabalhadores, 18,2% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses e 5,2% acreditam que esse número deve cair, contra 76,6% que esperam manter o número de funcionários estável.

 

Investimentos - Além disso, em outubro, o índice de intenção de investimento do empresário industrial ficou em 61,6 pontos, aumento de 8 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. No atual levantamento, 66,2% das empresas industriais disseram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses. Os resultados variam de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir.

 

Em relação às condições atuais da economia brasileira, 45,5% dos empresários afirmaram que não houve alteração, mesma porcentagem entre os que acreditam que nada mudou também na economia sul-mato-grossense. Já a respeito da própria empresa, o número ficou em 42,9% e outros 10,4% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, mesma porcentagem entre aqueles que houve piora também na economia estadual.

 

Com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 14,3% dos respondentes. Por fim, para 44,2% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram. Já em relação à economia estadual esse percentual também ficou em 44,2% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 42,9%.

 

Foram ouvidas 77 empresas ou 4,4% da amostra nacional, sendo 37 pequenas, 32 médias e oito grandes, dos segmentos de produtos alimentícios, produtos de material plástico, produtos de metal, confecção de artigos do vestuário e acessórios, produtos de minerais não metálicos, produtos têxteis, máquinas e equipamentos, bebidas, produtos de borracha, extração de minerais não metálicos, produtos de madeira, biocombustíveis, químicos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, atividades de apoio à extração de minerais, couros e artefatos de couro, produtos de limpeza, produtos farmoquímicos e farmacêuticos, metalurgia, fabricação de reboques e carrocerias, móveis e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos.

 
 
 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---