Estudo questiona benefícios do vinho e do chocolate à saúde




14/05/2014 - 00:00

Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (13.05) não encontrou provas de que o resveratrol, antioxidante polifenol presente no vinho tinto e no chocolate, faz bem ao coração e diminui processos inflamatórios no organismo. O estudo contraria uma série de trabalhos que atribui ao chocolate e ao vinho efeitos positivos à saúde.

Os cientistas começaram a pesquisa questionando o chamado "paradoxo francês", segundo o qual uma dieta rica em colesterol e gordura saturada não necessariamente leva a problemas no coração. Segundo o "paradoxo francês", os malefícios da gordura seriam compensados pelo consumo regular de vinho tinto, bebida rica em resveratrol e outros polifenóis que, afirmam vários estudos, protegem o coração e combatem os radicais livres.

A pesquisa foi realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, entre de 1998 a 2009. Participaram do estudo 783 homens e mulheres com 65 anos ou mais, moradores de duas cidades da Toscana, na Itália. A escolha da região foi proposital, já que o consumo regular de vinho é comum nas cidades toscanas, de modo que não seria necessário mudar a dieta dos voluntários.

No começo do estudo, os cientistas mediram a quantidade de resveratrol presente na urina dos participantes. Os voluntários foram, então, divididos em quatro grupos, de acordo com a quantidade do antioxidante nas amostras de urina.

Ao longo da pesquisa, 268 participantes morreram, 174 tiveram alguma doença cardiovascular e 34 foram diagnosticados com câncer. Segundo os pesquisadores, a incidência das moléstias foi igual entre pessoas com mais ou menos resveratrol no organismo. "A ideia usual é de que certos alimentos são bons para a saúde porque contêm resveratrol. Nosso estudo não confirmou essa afirmação", disse Richard D. Semba, coautor da pesquisa publicada no periódico Jama Internal Medicine.

Fonte: Veja

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---