Ex-ministro vê projeto 'decepcionante' para reforma administrativa




14/06/2021 - 08:26

Ex-ministro vê projeto 'decepcionante' para reforma administrativa

João Santana foi o entrevistado deste domingo (13) do Canal Livre da TV Bandeirantes

 

A reforma administrativa que será debatida em Comissão Especial da Câmara dos Deputados foi classificada como “decepcionante”, por João Santana, ex-secretário de administração federal (1990 a 1991, quando promoveu uma reforma administrativa) e ex-ministro da Infraestrutura (1991 a 1992).

Em entrevista ao Canal Livre deste domingo, Santana afirmou que o projeto “não toca na questão da estabilidade”. Além disso, para ele, “não resolve de uma vez por todas a questão do teto salarial”.

“Acho que a gente deveria dar um passo moderno, no sentido de não trabalhar com a estabilidade como é feito, como tábula rasa, onde eu jamais posso ser demitido. E sim trabalhar com a questão da segurança de que eu só posso ser removido, demitido, se houver um processo amplo”, argumentou.

João Santana, que está lançando o livro O Estado a que chegamos: a falência de um modelo de organização que impede o desenvolvimento nacional, cobrou também mudanças nas condições políticas para que uma reforma administrativa possa ser debatida. Para o ex-ministro, a resistência corporativa do Estado “aumentou tremendamente”.

Ao abordar o tema, João Santana fez críticas à proteção que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz a diversos setores do funcionalismo público – em especial, a militares.

“Acho que a situação é extremamente difícil. Mas pior ainda, eu acho hoje que o presidente da República, que é quem propõe a reforma, me parece que não é a favor da reforma”, afirmou.

O programa foi ao ar às 20h na BandNews TV, e foi exibido na Band à 0h30. A apresentação é de Rodolfo Schneider. Participam da bancada o jornalista Fernando Mitre e o cientista político Fernando Schüler.

Assista ao programa:

Parte 1 do programa:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=KHPB79eJB2Y[/embed]

Parte 2

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=7vlcGPaO368[/embed] Fonte: TV Bandeirantes

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Céu parcialmente claro e calor marcam véspera de feriado em Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, os termômetros registraram 24ºC pela manhã, e a máxima prevista para hoje não deve ultrapassar os 31ºC

Reforma tributária: cashback e alíquota menor para profissionais liberais são maiores mudanças para baixa renda, diz levantamento

Pesquisa mostra ainda que maioria das pessoas aptas a receber cashback priorizaria o pagamento de mercado e contas básicas com os recursos estornados.

Em fórum entre Brasil e Indonésia, empresa confirma construção de nova fábrica de celulose em MS

Uma das reuniões foi com a Bracell, que confirmou e alinhou os próximos passos para construção de uma fábrica de celulose em Água Clara




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---