Fachada do Sindifiscal/MS recebe cores azuis em novembro
A ação é para lembrar da necessidade de cuidar da saúde masculina
.
Com 1.132 associados, em sua maioria homens, o Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul - Sindifiscal/MS - iluminou a fachada de azul neste mês de novembro. O objetivo é lembrar da importância do diagnóstico precoce de câncer na próstata por meio do exame. “É o câncer mais comum entre os homens”, apontou o presidente do Sindicato, Francisco Carlos de Assis. Esse tipo, representa mais de 29% dos diagnósticos no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA - apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Homens com mais de 55 anos com excesso de peso são os mais propensos ao câncer de próstata. O Ministério da Saúde também está aproveitando a data para reforçar os cuidados contra o câncer de boca, que tem a quinta maior incidência na população masculina. O tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença que normalmente acomete homens com mais de 40 anos de idade. De acordo com o INCA, a estimativa para o triênio 2020 a 2022 é de 11.180 novos casos ao ano.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de possibilitar a cura do câncer é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.
[gallery ids="68546,68547,68548,68549,68550,68551"] Assessoria de Imprensa Crédito das fotos: Gustavo Monge