Fenafisco debate a reforma administrativa em videoconferência do SINDIFERN




23/09/2020 - 05:38

O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN-SINDIFERN realizou o debate virtual com o tema "Reforma Administrativa e a Implosão do Serviço Público", que contou com a presença do presidente da Fenafisco, Charles Alcantara e os diretores Celso Malhani, Ricardo Bertolini e Francelino Chagas. 

O evento conduzido pelo presidente do SINDIFERN, Roberto Fontes, também teve as participações de colegas ativos, aposentados e autoridades da política e da tributação, como os colegas Pedro Lopes – controlador geral do estado, Ludenilson Lopes – secretário municipal de tributação e José Anchieta – presidente do Sindicato dos Fazendários Municipais do Rio Grande do Norte  (SINFAM-RN).

Ao iniciar os trabalhos, Roberto Fontes saudou e parabenizou a todos os colegas que participaram da reunião virtual, e destacou a importância da escolha da temática, em virtude dos reais impactos para o serviço público brasileiro contidos na Proposta de Reforma Administrativa - PEC 32/2020.

Do ponto de vista político, o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara fez um alerta à categoria diante da atual conjuntura política e econômica que atravessa o País. “Estamos enfrentando uma nova onda de ataques contra o serviço público brasileiro, e, precisamos estar preparados, unidos e alinhados com outras categorias de servidores públicos a favor dos interesses comum da sociedade. É de extrema importância barrar, inicialmente, o fim da estabilidade pública. Temos que nos preparar para as próximas batalhas provenientes dos reflexos da pandemia, bem como nos conectar mais com a sociedade”, disse o presidente da FENAFISCO. 

Logo em seguida, o Diretor Administrativo Celso Malhani realizou uma breve exposição técnica sobre os pontos mais graves para o Serviço Público contidos na PEC 32-2020. Para ele, o texto aumenta o poder do presidente da República de intervir na administração pública através de um dispositivo que o autoriza a dispor, por meio de decreto, sobre a organização da administração pública, inclusive por meio de extinção de órgãos e ministérios, reorganização e transformação de cargos públicos efetivos.

“A Fenafisco e outras sete entidades de classe estão articulando novas estratégias na consolidação de um estudo sobre a reforma administrativa. Nossa prioridade inicial é a defesa da estabilidade pública, vamos concluir os trabalhos e encaminhar esse conjunto de ações que, também, serão executadas pelos sindicatos filiados. A partir de outubro, já iremos iniciar nossos trabalhos parlamentares de alianças com a bancada federal de cada estado”, destacou Malhani.

O Diretor de Formação Sindical da Fenafisco, Francelino Valença, também ponderou os impactos das mudanças previstas na reforma administrativa, que irá promover o real desmantelamento e precarização do serviço público brasileiro. “Nossa carreira é a mais atacada pelo governo federal, é primordial a regulamentação das carreiras de estado e a defesa da estabilidade pública”, ressaltou o diretor. 

Com relação a reforma tributária, Francelino destacou os trabalhos desenvolvido pela Federação em parceria com outras entidades, com objetivo de buscar o apoio em prol de uma reforma que contribua para a redução das desigualdades sociais e regionais. O Manifesto por uma Reforma Tributária Justa e Progressiva é orientada pela justiça tributária e pelo respeito à capacidade econômica dos contribuintes, e será apresentado, em breve, aos parlamentares.

Ao final do debate, os convidados elucidaram algumas questões enviadas pelos colegas via chat, e, aproveitaram a oportunidade para convidar a categoria Fisco RN a participar da Live “Qual Reforma Tributária O País Precisa?”, com a participação do diretor Francelino Valença, nos dias 28 de setembro e 5 de outubro, às 18h, pelo canal www.youtube.com/g/UFGOoficial .

Fonte: Ascom Sindifern

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---