Fenafisco fortalece debate sobre a reforma administrativa e a defesa do Serviço Público




23/09/2020 - 05:40

Nesta segunda-feira, (21), o Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás – Sindifisco-GO promoveu a webinar “Reforma Administrativa e a Defesa do Serviço Público”.

O encontro virtual, mediado pelo presidente da entidade, Paulo Sérgio dos Santos foi transmitido pelo Youtube e contou com a participação do diretor da Fenafisco, Francelino Valença, além do secretário de Estado da Administração de Goiás, Bruno D’Abadia e do presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado – Fonacate, Rudinei Marques.

No início de setembro, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, da reforma administrativa, que tem como principal ponto o fim da estabilidade dos servidores públicos.

Na ocasião, Valença defendeu a promoção de mudanças na Administração Pública, por meio do fortalecimento do Estado, para que se construam condições de melhor prestação de serviços públicos à sociedade e reforçou a importância da estabilidade, para a eficiência do Estado, com o objetivo de evitar ingerências política e assédio institucional e moral.

“O Brasil está caminhando para a extrema desigualdade, extrema pobreza, enquanto os super-ricos se tornam cada vez mais ricos. O governo defende a reforma administrativa sob a alegação falaciosa de que o gasto com servidores atingiu um patamar absurdo, entretanto, dados do próprio governo (Banco Central) de 2001 a 2020, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), apontam menos gastos agora do que no passado”, explicou.

Segundo Rudinei Marques, a PEC 32/20 é falha e não apresenta melhorias para o serviço público, ao contrário, cria instabilidade e precarização.

“Estamos em um momento de emergência em saúde pública e boa parte dos servidores de saúde e educação serão atacados de forma brutal. A reforma vem de forma inoportuna, traz estigmas e preconceitos em relação ao serviço público, sobre as falaciosas afirmações de que a máquina está inchada, é ineficiente e custa caro”, afirmou.

AÇÕES

A Fenafisco em conjunto com o Fonacate tem realizações reuniões frequentes para discutir estratégias de enfrentamento à reforma administrativa e ações para sensibilizar parlamentares e a sociedade sobre os efeitos da PEC 32/20 na prestação de serviços públicos, entre as quais elaboração uma nota técnica para rebater dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde asseguram que o setor público, que engloba União, estados e municípios, poderia ter uma suposta economia de até R$ 816 bilhões em dez anos com a reforma administrativa. Também será lançado em breve mais uma Caderno da série Reforma Administrativa sobre a “Avaliação Jurídica da PEC 32/2020”

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Insatisfação na Receita Federal resulta em debandada na chefia

Ao menos 14 líderes de divisão da Coordenação Geral de Tributação pediram demissão; há críticas a uma resolução que disciplina bônus de eficiência

“Precisamos de pacto entre todas as carreiras”, defende Francelino Valença sobre Lei Orgânica do Fisco

Presidente da Fenafisco reforçou durante palestra que pacto entre todas as carreiras do Fisco é fundamental para construir uma lei orgânica que fortaleça a administração tributária

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---