Mato Grosso do Sul passa a ser influenciado por um fenômeno climático conhecido como veranico a partir desta segunda-feira (5). A previsão é caracterizada por um período de tempo firme, seco e com temperaturas acima da média para esta época do ano.
Segundo a Climatempo, o padrão veranico deve persistir até pelo menos o dia 10 de maio em diversas regiões do Brasil, especialmente no interior do país, onde os índices de umidade relativa do ar já se encontram baixos.
No caso de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem ficar entre 3 °C e 5 °C acima da média, com alerta para calor intenso, especialmente nas regiões do Pantanal e no sudoeste do estado.
O fenômeno veranico também provoca um bloqueio atmosférico, dificultando a formação de nuvens de chuva e contribuindo para o aumento da secura do ar.
Ainda de acordo com a Climatempo, maio costuma marcar uma significativa redução nas médias de precipitação na região Centro-Oeste.
Com isso, é comum que o mês apresente vários dias consecutivos de estiagem e baixa umidade relativa do ar, condições típicas do outono no cerrado brasileiro.
Embora muitos meses de maio também registrem ondas de frio capazes de provocar geadas em Mato Grosso do Sul, o cenário atual aponta para um período de calor mais intenso.
Há risco de tempestades isoladas, sobretudo no sudoeste do estado, mas a chuva deve ocorrer de forma irregular.