O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na noite de ontem (16), uma solenidade em homenagem aos doadores do Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FMIA). O evento aconteceu no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso – Vovó Ziza, em Campo Grande.
Na ocasião foram homenageados os Fiscais Tributários Ademir Mendes Martin, Antonino Gauto Rios, Cleusa de Queiroz Aristimunha, Ivan Pereira de Oliveira, José Gomes da Silva, Marcos Alberto Conforte, Mary Rodrigues de Oliveira Rios e Yoshiaki Murayama (in memorian). Estes foram os homenageados, contudo muitos outros FTE’s também contribuem com doações para o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência.
“É uma doação sem custo, os contribuintes que fazem sua declaração de Imposto de Renda, pelo modelo completo, podem doar até 6% do imposto devido. Dentro deste limite, toda a doação é devolvida integralmente em sua restituição”, explicou o FTE homenageado no evento, Marcos Alberto Conforte.
O foco da reunião foi o agradecimento aos doadores do FMIA que, por meio do projeto “Clique Esperança” – instrumento de políticas e programas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente –, ajudaram a diminuir a distância entre o imposto pago pela população e os benefícios gerados na sociedade, através da destinação da verba arrecadada.
Crianças e adolescentes que participam de projetos sociais com recursos do Fundo Municipal fizeram apresentações de música e dança.
Os recursos serão aplicados em ações como: enfrentamento do trabalho infantil e da exploração sexual, programas de atendimento à criança e ao adolescente, orientação e apoio familiar e muitas outras.