“Free flow”: publicado regulamento da liberação automática de veículos de cargas em MS

O programa tem por objetivo revolucionar a fiscalização tributária de mercadorias no Brasil


19/05/2023 - 08:48

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (17) a Portaria/SAT nº 3.150, de 16 de maio de 2023, que dispõe sobre o Sistema de Liberação Automática de Veículos de Cargas na Fiscalização de Mercadorias em Trânsito. A portaria regulamenta o Decreto nº 16.175, de 5 de maio de 2023, que instituiu o programa Free Flow ("fluxo livre" em português), que tem por objetivo revolucionar a fiscalização tributária de mercadorias no Brasil. 

 

O veículo, quando de passagem pelos Postos Fiscais do Estado, será identificado por captura eletrônica de suas respectivas placas e será classificado para fins de liberação automática. Em seguida, o condutor do veículo deve observar a sinalização de trânsito, que indicará a necessidade de passagem pela via de acesso e o painel eletrônico que indicará uma mensagem de liberação ou de ordem de parada obrigatória.

 

Quem obtiver a mensagem de liberação, deve seguir pela pista indicada para prosseguir o trânsito sem parada. Já os que receberem a ordem de parada obrigatória, devem seguir pela pista indicada de parada obrigatória, devendo apresentar a documentação fiscal e aguardar a liberação.

 

O texto da portaria ressalta que, independentemente da mensagem de liberação disposta no painel eletrônico, a autoridade fiscal presente pode determinar a parada obrigatória do veículo para verificação. Para o veículo que possuir o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) autorizado, quando da passagem pelo sistema, será gerado automaticamente o Registro de Passagem Estadual, que será fiscalizado pelos postos fiscais. 

 

Em caso de flagrante de irregularidade, caberá à autoridade fiscal autora o respectivo termo a realização do lançamento do crédito tributário, ou, na sua impossibilidade, à designada por autoridade hierarquicamente superior. O Sistema de Liberação Automática será implementado nos Postos Fiscais de forma gradativa até dezembro de 2023, conforme definição e cronograma disponibilizado no portal eletrônico da Sefaz. 

 

"Com a integração das antenas e câmeras da empresa que detém a concessão da rodovia, a Sefaz vai ampliar o controle do fluxo de veículos de cargas. A sinalização emitida em painéis eletrônicos instalados ao longo da rodovia, colocará fim a necessidade de filas nos postos fiscais, diminuindo o tempo de entrega das mercadorias, reduzindo o custo brasil relacionado ao frete, com impacto inclusive no valor final dos produtos”, finalizou o secretário estadual de Fazenda, Flávio César.

 
 
 

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---