A ferrovia Norte-Sul, lançada hoje, sai de Anápolis (GO), passa por Estrela D'Oeste (SP) e chega até Três Lagoas (MS) e terá 895 km de extensão. Os R$ 4,9 bilhões serão investidos na conclusão do corredor Norte-Sul no trecho Sul, com interligação com polo agroindustrial em Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas reúne várias indústrias importantes para a economia do país. Considerada a capital da Celulose, a cidade é sede das duas principais indústrias do setor, a Eldorado Brasil e a Fibria, que recentemente anunciaram que pretendem duplicar suas produções. O falta da ferrovia para a região, exige que empresas mudam suas estratégias de mercado e consequentemente, percam o interesse pelos investimento no Estado.
Esse ramal será a continuação da atual ferrovia Norte-Sul, que sai de Belém do Pará e chegará até Porto Murtinho (MS), mas que atualmente termina em Goiás. Esse trecho foi inaugurado este ano, após 27 anos do início do projeto, com o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte.
Sobre o lançamento de hoje, o governo Federal não detalha a previsão de início e conclusão das obras. Apenas afirma que os investimentos serão feitos com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do país.
Fonte: Campo Grande News