Após desenvolver um trabalho incessante de convencimento no dia de ontem (30.12), que se estendeu à manhã de hoje, dia 31, quando ocorreram reuniões com o governador André Puccineli e com o secretário de Fazenda Jader Rieffe Julianelli, a Diretoria Executiva do Sindate obteve a consolidação do pagamento integral da diferença referente à produtividade paga no 13º de 2008.
A planilha com os valores exigiu um enorme esforço da Coordenadoria de Administração e Finanças no sentido de apurar os valores individualizados, que após consolidados foram encaminhados ao banco para serem creditados nas contas dos colegas no dia 01 de janeiro de 2015, inclusive com a extensão do pagamento aos aposentados.
Essa diferença foi discutida no final de 2013, quando o então delegado sindical de Ponta Porã Anselmo Raul Barreiro Lesme alertou e levou o tema ao conhecimento do Conselho Deliberativo, salientando que em virtude do tempo transcorrido o direito poderia prescrever.
Por deliberação do Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva na época (dezembro de 2013) ajuizou processo administrativo junto à SEFAZ, através do qual solicitou o pagamento.
Ao longo deste ano, a atual Diretoria Executiva encontrou enorme resistência quanto ao reconhecimento da existência do direito da citada diferença, enfrentando inclusive pareceres contrários ao pagamento.
“Após o tema ter sido debatido em várias reuniões tanto com o secretário de Fazenda quanto com o governador, vemos neste momento o esforço ser coroado de êxito, tendo os valores devidos a ativos e aposentados quitados no dia de hoje e na sua integralidade, salientou Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, diretor-presidente do Sindate.
Aproveitamos para informar que os valores referentes à folha de pagamento do mês de dezembro de 2014 também já estão depositados, faltando apenas o crédito nas contas, que por questões internas do banco deve estar disponibilizado amanhã, 1º de janeiro.