Governo digital: resolução define normas do Sistema de Processos Eletrônicos e-MS

A implementação do meio eletrônico tem o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente a gestão dos processos administrativos no âmbito do Estado


01/12/2023 - 09:14

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, a resolução que trata das normas e procedimentos de gestão dos processos administrativos e documentos eletrônicos e digitais relativos ao Sistema de Processos - e-MS, no âmbito dos órgãos da Administração Direta, das autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.

A implementação do meio eletrônico tem o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente a gestão dos processos administrativos no âmbito do Estado, bem como, garantir mais transparência, segurança e economia de recursos, seguindo os princípios de eficiência e eficácia da gestão pública. A medida ainda leva em consideração a sustentabilidade ambiental em relação ao uso do papel.

A SAD  (Secretaria de Estado de Administração) exercerá a gestão normativa, estabelecendo as normas e diretrizes para implementação e o gerenciamento do e-MS.

Conforme o documento, para garantir a gestão eficiente da ferramenta caberá aos órgãos e entidades indicar no mínimo dois servidores para atuarem como Ponto Focal Setorial perante à SAD, gestora do Sistema. (Confira o documento)

Os processos em tramitação produzidos anteriormente à implantação do sistema deverão ser convertidos em processo eletrônico, após a digitalização a versão física deverá ser encerrada e arquivada.

 Os órgãos e entidades deverão adotar até 31 de junho de 2024, o plano de providências anexo do Decreto n. 16.307, de 25 de outubro de 2023, para a realização de digitalização dos processos físicos em tramitação.

 A resolução é assinada pela secretária de Administração, Ana Nardes (SAD) e pelo secretário Pedro Arlei Caravina (Segov), e está disponível no Diário Oficial Eletrônico,  nas páginas 60 a 74.

 e-MS

 A ação integra e fortalece os pilares do programa governamental verde, digital, próspero e inclusivo. Esta transição está prevista no Marco Temporal em que os processos da gestão pública deverão ser 100% digitais, a partir de 1° de janeiro de 2024.

 A modernização da tramitação de demandas administrativas do Governo de Mato Grosso do Sul já está em funcionamento em seis unidades da administração, direta e indireta: Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), PGE (Procuradoria Geral do Estado), CGE (Controladoria Geral do Estado) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

 A implementação é alinhada com às diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, e realizada em parceria entre a SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

Raquel Passos, Comunicação SAD
Foto: Bruno Rezende/Arquivo

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - Convocação

Reunião está marcada para sábado (23) as 09h00 presencialmente na cidade de Mundo Novo

Frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul, mas calor retorna durante o dia

Em Campo Grande, o céu está parcialmente nublado, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 29°C hoje

Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer

Outros 12 produtos, como insumos para pás eólicas, têm alíquota zerada




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---