O Governo do Estado espera assinar até o mês de junho deste ano o contrato do Profisco II com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 150 milhões. A linha de crédito tem como objetivo financiar projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados.
Chamado “Missão do BID”, o grupo avalia e ajuda os técnicos do Governo do Estado a montar as propostas nos moldes que o banco exige. Agora as equipes que vieram a Mato Grosso do Sul seguirão na defesa do processo junto ao banco.
O trabalho conjunto começou em novembro, quando o Executivo estadual recebeu a primeira visita. Em fevereiro foi realizada mais uma validação da proposta e no final de março fechado o documento que dará suporte às ações de modernização. “Vamos seguir agora com a operação dentro das instâncias revisoras do BID. Já encaminhamos para a primeira instância revisora o pacote completo da operação”, relata Ana Lúcia Dezolt, chefe da missão do BID.
A visita final de consolidação das informações foi realizada na última semana do mês de março, quando cada líder de produto apresentou os projetos que serão desenvolvidos, informações estatísticas das secretarias envolvidas.
Enquanto a missão tramita a proposta nas instâncias revisoras do BID, o Governo do Estado trata do empréstimo com o Tesouro Nacional. Vários estados estão pleiteando os recursos do Profisco II. Os primeiros a aprovar o projeto no final do segundo semestre de 2017 foram Ceará, Maranhão, Piauí. Em seguida, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia.
Fonte: Correio do Estado - Foto: Divulgação/ Governo do Estado