Índice do Banco Central indica economia mais robusta em 2018




19/02/2018 - 11:31

O IBC-Br divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central reforça a expectativa entre alguns analistas do setor privado de que 2017 encerrou com um crescimento do PIB acima de 1%.

Mais importante do que o número fechado de 2017, a estas alturas, é verificar a dinâmica da economia na virada de ano. O quarto trimestre de 2017 deve ter apresentado crescimento, o que indica que a economia entrou em 2018 em aceleração.

A combinação de fatores favoráveis está levando a revisão para cima das projeções de crescimento para este ano. A consultoria MB Associados, por exemplo, já está prevendo crescimento de 3,5% para este ano.

Na pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, a projeção para o crescimento deste ano subiu de 2,7% para 2,8%. O número expressa uma média de projeções entre as cerca de 100 instituições financeiras consultadas pelo Banco Central.

Uma virtuosa combinação de fatores favorece desempenho da economia este ano melhor do que se previa até pouco tempo. Taxa básica de juros abaixo de 7%, inflação projetada abaixo de 4%. O desemprego, embora ainda muito elevado, deve seguir em queda.

O crédito para as famílias continua se expandindo. Uma boa safra agrícola vai se confirmando, o que é garantia de que não haverá pressão inflacionária de alimentos.

Tudo isso somado deve manter o ritmo de aumento do consumo das famílias, principal fator que tem impulsionado a economia na saída do ciclo de dois anos de recessão.

A ressalva que se faz a essa retomada é a de sempre e não deve ser esquecida: sem que se controle o aumento da dívida pública, esse crescimento de 2018 não terá vida longa.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Antes de frio intenso, MS terá tempo seco e calor no fim de semana

Frente fria chega ao estado na próxima semana; a temperatura começa a cair a partir da próxima teça-feira (27)

Fazenda revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas

São Paulo entrega cadeira estratégica da reforma tributária à União

Indicação feita por Secretário da Fazenda ao Comitê Gestor do IBS abre precedente perigoso e entrega voz do Estado a interesses externos




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---