Inflação deverá cair dois pontos percentuais no semestre, diz Tombini




19/02/2016 - 00:00

A inflação acumulada em 12 meses deverá cair dois pontos percentuais durante o primeiro semestre deste ano, segundo afirmou o presidente do Banco Central Alexandre Tombini, em entrevista à GloboNews. Em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estava em 10,71%.

Sobre a manutenção da taxa básica de juros (Selic) após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em janeiro, Tombini disse que foi uma resposta à maior incerteza econômica global em 2016, diante da queda dos preços do petróleo e da desaceleração chinesa.

"Havia um hiato maior do que se esperava no final do ano passado. Também agregando as questões internacionais... e esse ambiente internacional que mudou muito no início do ano ano, nas primeiras semanas", afirmou.

O Copom surpreendeu em 20 de janeiro ao decidir manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, apesar da inflação no ano passado ter ultrapassado o teto da meta do governo, de 6,5%.

O presidente do Banco Central disse ainda que o Brasil não é o único país a responder à maior volatilidade econômica neste ano. Bancos centrais no Japão e na Europa também adotaram uma abordagem mais cautelosa na política monetária.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---