Inflação em 12 meses deve atingir pico neste trimestre, diz Tombini



Essa página teve 25 visualizações


14/08/2015 - 00:00

Diante do avanço da inflação – que vem refletindo principalmente nos últimos meses o realinhamento de preços administrados, como o da energia – a expectativa do Banco Central é que o índice oficial acumulado em 12 meses atinja seu pico neste trimestre e permaneça em níveis elevados até o final do ano. De acordo com o presidente da instituição, Alexandre Tombini, na sequência, a trajetória de queda dos preços deverá ser iniciada.

"Os números da inflação impactados pelo realinhamento dos preços relativos cederão lugar a valores que refletirão mais fortemente o corrente estado das condições monetárias, levando a trajetória de queda da inflação acumulada em 12 meses", disse Tombini nesta sexta-feira (14), durante seminário sobre riscos e estabilidade financeira, em São Paulo.

No início do ano, as expectativas para inflação para o período de 2017 a 2019 se encontravam muito acima de 4,5% ao ano. Segundo Tombini, atualmente verifica-se convergência das expectativas para a meta no intervalo de médio e longo prazo. "Para 2016, a mediana das expectativas recuou a despeito do crescimento da expectativa para o ano de 2015."

Inflação

Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 9,56%, o maior resultado desde novembro de 2003, quando ficou em 11,02%. O índice está bem acima do teto da meta de inflação do Banco Central, que é de 6,5%.

A estimativa dos economistas do mercado financeiro é que a inflação feche o ano em 9,32%, segundo aponta o boletim mais recente do Banco Central. Se o valor for confirmado, será a maior alta em 13 anos.

Futuro dos juros

Uma vez que os juros tendem a “acompanhar” o comportamento da inflação, o presidente do Banco Central disse que o atual patamar da taxa básica, de 14,25% ao ano, deverá ser mantido por período “suficientemente prolongado”.

“[A manutenção] é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016. Os riscos remanescentes para que as projeções de inflação atinjam com segurança o objetivo de 4,5% no final de 2016 são condizentes com o efeito defasado e cumulativo da ação de política monetária, mas exigem que a política monetária se mantenha vigilante em caso de desvios significativos das projeções de inflação”, afirmou Tombini.

Fonte: G1

12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Imposto de Renda 2026: como declarar doações

Passo a passo como doar no seu Imposto de Renda

IR 2026: chance maior de inclusão no primeiro lote termina domingo

Envio antecipado aumenta possibilidade de restituição ainda em maio

Com setor de serviços em alta, MS soma mais de 14 mil vagas criadas em 2026

No balanço geral, foram registradas 119.537 admissões e 105.507 desligamentos até março deste ano




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---