Entre os bancos e financeiras menores, a liderança do ranking de reclamações é da Facta Financeira
O Banco Central (BC) informou na terça-feira (19), que o Banco Inter terminou o quarto trimestre de 2020 na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil. O banco registrou índice de 111,52. Em segundo lugar aparece o Itaú (31,00) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (30,85). O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. Na manhã desta terça, o BC anunciou alterações no ranking. A partir de agora, a autarquia publicará uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações. Uma segunda lista vai reunir as demais instituições. Até então, a primeira lista reunia todas as instituições com mais de 4 milhões de clientes, enquanto a segunda incorporava as menores. Na lista com os dez maiores bancos, o Santander aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 29,91). Na sequência estão Banco do Brasil (22,63), Bradesco (16,96), Votorantim (4,42), Midway (3,15), Banco do Nordeste (1,07) e Nubank (0,09).