No Dia Internacional contra a Corrupção, em 9 de Dezembro de 2013, PSI afiliado - Sindicato Único de Trabalhadores del Gobierno del Distrito Federal de México SUTGDF - com o apoio de outros filiados e dirigentes sindicais mexicano da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru, organizou o primeiro fórum sindical contra a corrupção na América Latina.
Mais de 800 participantes, incluindo muitos representantes da mídia, ouviu apresentações de membros da PSI e diferentes países latino-americanos que caracterizam a corrupção como um câncer em sociedades que perverte a democracia e impede o desenvolvimento econômico decente.
O Head do Governo do Distrito Federal do México, Miguel Ángel Mancera Dr. Espinosa, comprometeu-se a cooperar com os sindicatos no combate à corrupção e prometeu publicar na internet os contratos celebrados por seu governo.
Os participantes trocaram opiniões sobre as diferentes formas que a corrupção pode tomar e as suas consequências para os cidadãos e sindicatos do serviço público.
Os palestrantes deram muitos exemplos de maneiras de combater com êxito a corrupção.
Os participantes do fórum decidiu fazer deste evento o ponto de partida para uma campanha de longa duração contra a corrupção na América Latina.
O fórum teve lugar poucos dias depois de dezenas de milhares de pessoas protestaram no centro da Cidade do México contra o plano do presidente Enrique Pena Nieto para privatizar o setor de energia.
Public Services International é uma federação sindical global que representa 20 milhões de mulheres que trabalham e os homens que prestam serviços públicos essenciais em 150 países. PSI campeões dos direitos humanos, os defensores da justiça social e promove o acesso universal a serviços públicos de qualidade. PSI trabalha com o sistema das Nações Unidas e em parceria com o trabalho, a sociedade civil e outras organizações.