Juros ao consumidor sobem em julho e alta deve persistir




12/08/2013 - 00:00

As taxas de juros registradas nas operações de créditos tiveram alta em julho, e o aumento deve persistir nos próximos meses, informou a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) nesta segunda-feira (12).

A associação apurou alta de 0,03 ponto percentual na taxa de juros média para pessoa física no mês passado, até 5,48% ao mês em julho, ou 89,69% ao ano. Foi a maior taxa média para pessoa física desde novembro de 2012. Em junho, os juros já haviam subido em relação a maio (de 5,43% para 5,45%).

De acordo com a associação, cinco das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas tiveram alta nas taxas médias de juros em julho: cheque especial, juros do comércio, financiamento de veículos, crédito oferecido por bancos e crédito oferecido por financeiras. Já os juros no rotativo do cartão de crédito se mantiveram estáveis.

Para o diretor executivo de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a alta pode ser atribuída à elevação da Selic (taxa básica usada como referência na economia brasileira) realizada em 10 de julho pelo Copom (Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central) e que ainda não tinha sido repassada às taxas das operações de crédito.

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---