Juros de cheque especial e cartão de crédito sobem em novembro, diz Anefac




13/12/2016 - 00:00

As taxas de juros do cartão de crédito e do cheque especial subiram em novembro, de acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). As duas linhas são as mais caras do crédito pessoal, com juros anuais de respectivamente 459,53% e 313%.

Em média, as taxas das seis linhas de crédito para pessoas físicas ficaram estáveis no mês de novembro, aponta a Anefac. O juro médio nessas linhas foi de 8,20% ao mês (cerca de 157% ao ano). O resultado ocorreu após as taxas registrarem a primeira queda em dois anos no mês de outubro.

Das seis linhas de crédito de pessoa física pesquisadas, a taxa de juros do CDC-Bancos-Financiamento de veículos ficou igual, as de empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeira foram reduzidas e as do comércio, de cartão de crédito rotativo e de cheque especial subiram.

Crédito para empresas

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica teve leve alta de 0,01 ponto percentual no mês, passando de 4,81% ao mês em outubro de 2016 para 4,82% ao mês, em novembro - a maior desde agosto de 2003.

Das três linhas de crédito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (desconto de duplicatas e conta garantida) e uma teve sua taxa de juros reduzida no mês (capital de giro).

O Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual na última reunião, no entanto, os reflexos ainda não apareceram. “Com certeza essa queda eventualmente será repassada para as taxas de juros das operações de crédito e será observada na próxima pesquisa de juros, a ser divulgada em janeiro de 2017”, disse o diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Fonte: G1

Observatório Econômico
12/07/2023 - 09:24
Especialistas defendem novas formas de custeio de sindicatos

Assunto foi debatido em evento sobre os 80 anos da CLT, no Rio

07/02/2023 - 14:40
Técnicos do Sindifiscal/MS apontam que MS deve estreitar relações com a Índia

Análise das exportações de MS aponta que as vendas para Índia em 2022 aumentaram 325% em comparação ao ano passado




Veja mais

Sindifiscal/MS realiza doação de panetones para pacientes em hemodiálise no Hospital da Santa Casa

Iniciativa busca levar acolhimento e solidariedade aos pacientes em tratamento durante o período que antecede as festas de fim de ano.

Fim de semana terá tempo instável, com previsão de chuva no Estado

Não estão descartadas tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Sindifiscal/MS anuncia férias coletivas e deseja boas festas aos filiados

As atividades presenciais estarão suspensas de 23 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com retorno previsto para 20 de janeiro de 2025.




Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul - SINDIFISCAL/MS

---